Notícias

Google lança Impact! ESG, ferramenta que mede percepção do consumidor

Publicado em 16 de Setembro de 2022

Nova plataforma de dados mostra que quase metade dos brasileiros não conhecem muito sobre ESG, mas esperam iniciativas das marcas. Nova plataforma de dados mostra que quase metade dos brasileiros não conhecem muito sobre ESG, mas esperam iniciativas das marcas.

No último dia 5, o Google lançou a ferramenta Impact! ESG em parceria com MindMiners e com o Sistema B. A plataforma tem por objetivo fornecer dados aos clientes sobre as percepções do consumidor para ajudá-los em seus processos deliberativos.

De acordo com o projeto, quase metade dos brasileiros entrevistados (47%) não conhecem marcas que tratam da estratégia ESG e somente um em cada cinco deles disseram já ter ouvido falar deste assunto. Mesmo assim, quatro em cada cinco consideram importante que as empresas tenham responsabilidade social e ambiental

O levantamento abordou 3 mil pessoas de todas as regiões e classes sociais do país e ouviu sobre a atuação de 274 marcas – elegidas a partir do Brand Finance e Top of Mind DataFolha. Além disso, 35 atributos ESG, divididos entre as três categorias que formam a sigla, foram usados como critérios de avaliação.

“Este dado não me surpreende”, afirma Beatriz Pelozo Mendes, ESG Associate na Atlas Governance. “Quando as pessoas pensam em sustentabilidade, a primeira coisa que lhes vem à mente é ‘meio-ambiente’, mas sustentabilidade não é só isso.” Outro exemplo citado pela profissional é o da filantropia, comumente confundida com responsabilidade social. “A filantropia está dentro de responsabilidade social, mas a responsabilidade social vai muito além da filantropia.” 

Além disso, Beatriz explica que o ESG é algo muito novo no mundo todo e, principalmente, no Brasil. “Do ponto de vista empresarial, o ESG é a evolução da sustentabilidade de algumas décadas atrás. A diferença é que a Governança passou a ser importante em todos os aspectos do ESG”, complementa.  

Neste momento, a plataforma Impact! ESG é direcionada para grandes anunciantes das áreas de tecnologia, bens de consumo e governo. No entanto, o serviço já foi ampliado para frente de atuação, visando que no futuro também seja oferecido para anunciantes menores. 

“Esta ferramenta é importante porque encurta o caminho entre as empresas e os stakeholders, fornecendo dados confiáveis a respeito do que as partes interessadas esperam”, comenta Beatriz. 

Deseja receber mais notícias a respeito de Governança corporativa, ESG, Compliance, Segurança da Informação e outros temas? Clique na imagem abaixo e faça o seu cadastro para receber nossa newsletter gratuita!

Banner com link interno. Clique e assine já a newsletter Atlas para obter conteúdos exclusivos em primeira mão e gratuitamente!

 

Publicado por Luiz Gustavo Anjos