Segundo o estudo Fan Facts, feito pela Trend Micro, que analisou os seis primeiros meses de 2022, o Brasil é o quarto país no mundo que mais sofre ataques de ransomware. O ranking é liderado pelos Estados Unidos, seguido por Japão e Taiwan. Na quinta posição está a Turquia. Foram contabilizados em torno de 8,3 milhões de tentativas deste tipo de ciberataque.
O problema, porém, não se restringe apenas ao Brasil. A Segurança da Informação tem se tornado uma preocupação para organizações do mundo inteiro. De acordo com o relatório Thales Access Management 2022, cerca de 21% das empresas no mundo já sofreram ataques de ransomware, também conhecido como sequestro de dados.
O mesmo estudo mostra que 48% dos entrevistados relataram ter um plano de proteção contra os ataques de ransomware e 55% das vítimas tiveram seus processos internos interrompidos. Foram entrevistados aproximadamente 2,8 mil profissionais de cibersegurança em mais de 15 países.
“O ransomware é um malware que você executa na sua máquina”, explica Victor Detoni, Chief Security Officer na Atlas Governance. “Diferente de um malware que quer te roubar informação, ele criptografa todos os arquivos da sua máquina com uma chave que você não conhece. Só o dono do ransomware sabe.”
Conforme o especialista, na maioria das vezes o ransomware ocorre por meio do phishing, outro tipo de ataque cibernético que consiste em oferecer iscas à vítima para convencê-la a realizar alguma ação. Este ato ilícito faz parte das diversas práticas que constituem a Engenharia social.
Como se proteger dos ataques de ransomware?
Diante destes dados, a proteção contra ataques de ransomware é uma preocupação para muitas empresas. De acordo com Victor, a recomendação é “ter um bom Plano de continuidade de negócio (PCN) e fazer backups frequentemente, além de todo o investimento em Gestão de riscos”.
Deseja receber mais notícias a respeito de Governança corporativa, ESG, Compliance, Segurança da Informação e outros temas? Clique na imagem abaixo e faça o seu cadastro para receber nossa newsletter gratuita!
