Notícias

Retrospectiva 2022 Atlas Governance: relembre o que aconteceu neste ano

Publicado em 21 de Dezembro de 2022

Veja todos os acontecimentos que marcaram a história da Atlas Governance em 2022. Veja todos os acontecimentos que marcaram a história da Atlas Governance em 2022.

Após captar um investimento de 5 milhões de dólares em Series A por meio da Volpe Capital em dezembro de 2021, a Atlas Governance pôde expandir no começo de 2022, passando a comercializar também na Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e outros países latino-americanos. Em pouco tempo, o software Atlas se tornou o maior portal de governança da América Latina. Siga a linha do tempo e veja outros fatos que marcaram este ano:

Linha do tempo da Atlas Governance em 2022:

 

Relembre os fatos mais importantes de cada mês deste ano na Atlas Governance. 

Janeiro 

 

 Tendo captado um investimento de USD 5.000.000,00 (cinco milhões) em rodada de Series A ainda no fim de 2021, a Atlas iniciou o ano de 2022 a todo vapor no processo expansão comercial. Com isso, o software Atlas passou a ser comercializado em seis países, tornando-se o maior portal de governança da América Latina

 Uma nova iniciativa da Atlas em Diversidade e Inclusão foi a realização dos grupos de afinidade, que são espaços onde se potencializa o senso de pertencimento, de comunidade e de identificação entre os participantes por meio de conhecimentos, vivências e sugestões de estratégias que possam ser melhoradas no ambiente de trabalho. Esses grupos reúnem mulheres, pessoas negras e pessoas LGBTQIA+ ao menos uma vez por mês e não são obrigatórios.  

Fevereiro 

 

"Adeus” para o Docusign e “olá” para seu substituto, o Atlas Sign. O portal Atlas passou a contar com a funcionalidade de assinantes externos, permitindo assinar qualquer coisa com qualquer pessoa, usuária ou não. 

 Foi para o ar funcionalidade de Reunião Recorrente, que passou a permitir a recorrência de reuniões dentro do software Atlas, não sendo mais necessário fazê-las manualmente uma a uma. Isso facilitou ainda mais a rotina de gestão de conselho e comitês. Além disso, foram atualizados os layouts dos e-mails no portal.

Março 

 

 A área de Risk and Compliance foi criada para garantir a conformidade da Atlas. A equipe busca conscientizar toda a empresa sobre temas que envolvem ética, integridade e transparência, implementar mecanismos que dificultem a ocorrência de problemas e observar se as regras estão sendo devidamente cumpridas. 

Abril 

 

 A equipe comercial da Atlas na Colômbia participou do V Foro anual de Gobierno Corporativo, onde puderam desenvolver sua visão sobre a boa governança. O evento foi realizado pelo Colegio de Estudios Superiores de Administración (CESA) com apoio do Instituto Colombiano de Governança Corporativa (ICGC) e da IFC (International Finance Corporation) do Banco Mundial. 

 Realizou-se no dia 27 o primeiro webinar promovido pela Atlas, com o tema “Tendencias del 2022 para el Profesional de Gobierno Corporativo”. As participantes Andrea Mogollón e Laura Cardona, especialistas da Cenit, falaram sobre como otimizar a gestão do Conselho de Administração. A mediação dessa conversa foi feita por Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional na Atlas. 

 No dia 29, a Atlas recebeu o selo Great Place to Work (GPTW) pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2020 a empresa tem como meta transformar sua cultura para atender a todos os titãs e a pesquisa ajuda a entender o que é preciso melhorar e o que já está sendo bem executado. 

 Aconteceu a primeira palestra interna no ano, com o tema “Relembre a Força Feminina: despertar e transformar na prática”. Foi um bate-papo sobre gênero e antimachismo, onde se discutiu como colocar em prática atitudes que ajudam a construir um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres. O encontro contou com a participação de convidadas externas, como a jornalista e LinkedIn Top Voices em Equidade de Gênero, Flay Alves, e Fran Sánchez Ulloa, Profesionista de Marketing & Comunicaciones en Hikvision. 

 Adotou-se na organização uma nova Política de Parentalidade, com o objetivo de garantir o tempo de recuperação de saúde integral, incentivar as relações de cuidado e afeto com o bebê e/ou criança, fomentar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e estimular a participação da paternidade nas tarefas de cuidado, visando a responsabilidade co-parental e redução de desigualdades de gênero com seus filhos e filhas de forma remunerada.

 Mais velocidade e melhor desempenho para o software Atlas. Em abril, foi realizada uma melhoria de performance no portal para mantê-lo atualizado e oferecer aos usuários a melhor experiência possível.

Maio 

 

 Em 17 de maio, data que celebra o Dia Internacional Contra a LGBTQIA+fobia, a empresa lançou o Programa Cuidando de Nós, que se trata de uma iniciativa para oferecer um espaço de cuidado mediado por psicólogos especialistas em LGBTQIA+ para pessoas pertencentes ao grupo, a fim de que elas possam se sentir acolhidas, elaborar seus sentimentos e conversarem sobre práticas de bem-estar. 

 Além disso, no dia 24, a Atlas promoveu o Digital Governance Conference (DGC), a maior premiação anual da América Latina para os profissionais de governança corporativa. Foram premiados grandes profissionais da Randon, Duas Rodas, Sicoob Cocre, Eletronorte e Regius, que carregaram o mundo nas costas com ajuda do Atlas durante o ano de 2021.

Junho 

 

 Foi um mês com grandes mudanças para a parte comercial da empresa. Com a chegada de María Paula Ramírez para assumir o cargo de Sales Director na Atlas, segmentou-se oficialmente as operações comerciais entre Brasil, México e Cone Sul (Argentina, Chile, Peru e Colômbia). 

Julho 

 

 Com a ajuda de especialistas do grupo Europartners, a Atlas produziu o webinar “La importancia del Gobierno Corporativo en el crecimiento de las organizaciones”. O Diretor de Capacidades Globais para Américas e Europa do grupo Europartners, Carlos Yonadab Torres, teve um bate papo com Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional na Atlas. Ambos expuseram práticas que simplificam a Governança. 

 Não parando por aí, a empresa promoveu no mesmo mês outro webinar em parceria com a Regius, chamado “Como Estruturar e Digitalizar Processos de Governança Corporativa”. No evento, profissionais da Regius mostraram como puderam elevar o nível da sua Governança. Os especialistas da Regius convidados foram Geisiane Lins Pacheco, Coordenadora de Governança e Comunicação, Carlos da Costa Neves Neto, Gerente de Governança e Logística Interna, e Nilza Rodrigues Morais, Diretora-Presidente e Diretora Financeira. Karine Fernandes, Diretora de Customer Success na Atlas, assumiu o papel de speaker.

 Tornou-se possível o reenvio de invites para participantes específicos dentro do portal Atlas. Assim, se apenas um ou outro usuário não aceitou o convite para uma reunião, não é necessário reenviá-lo para todos os integrantes do colegiado.

Agosto 

 

 No dia 11 foi o aniversário da Atlas Governance, que completou 6 anos revolucionando a governança de forma simples, acessível e digital. Comemorou-se todas as conquistas, realizações e trabalho, entendendo que nada disso seria possível sem a dedicação, profissionalismo e entrega de cada um que está com a Atlas nessa jornada. 

 Também ocorreu o webinar da Atlas com CESA (Colegio de Estudios Superiores de Administración), com o tema Cómo hacer tu Gobierno Corporativo simple, accesible y digital . Na ocasião, os especialistas convidados María Andrea Trujillo Dávila e Alexander Guzmán Vásquez, professores titulares no CESA, mostraram com exemplos reais como processos de Governança Corporativa podem ser muito mais simples. Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional, e Eduardo Shakir Carone, CEO na Atlas, também participaram do bate-papo. 

 O Masterclass “A Estratégia por Trás do Planejamento Anual do Conselho” ocorreu no dia 31 de agosto. O evento era online e gratuito. Nele, diretores, conselheiros, secretários e outros líderes tiveram a oportunidade para se atualizar, aprender e interagir com o Conselheiro e especialista em Governança Corporativa, Eduardo Shakir Carone.

 O portal Atlas recebeu outra nova funcionalidade. Trata-se do Quadro de Assinatura no app, o qual permite que o usuário veja quantas pessoas já assinaram um documento conforme solicitado dentro do portal, assim como possibilita o download do arquivo assinado e o reenvio da assinatura.

Setembro 

 

 Depois do sucesso do Masterclass de agosto, a Atlas realizou outra versão, desta vez para os países latinos. O evento "La estrategia detrás de la Planificación Anual de tu Gobierno Corporativo" aconteceu também em formato online e gratuito, e reuniu diretores, conselheiros, secretários e outros líderes de toda a América Latina. 

 A empresa também adotou um novo tipo de benefício para os titãs Atlas. Antes, o Day Off funcionava apenas para o dia de aniversário do próprio titã. Com esta mudança, os titãs passaram a poder tirar folga também nos dias de aniversário dos filhos. 

Outubro 

 

 Nos dias 20 e 21 de outubro aconteceu a terceira edição do CoopTalks Crédito, evento realizado pela MundoCoop. A Atlas marcou presença no segundo dia, com o fundador e CEO Eduardo Shakir Carone discutindo as tendências e evolução do sistema financeiro ao lado de Sérgio Biagini, sócio-líder de Financial Services Industries da Deloitte. 

 Além disso, o comprometimento com o meio ambiente e a sociedade concedeu para a Atlas um novo reconhecimento. Após neutralizar e compensar suas emissões de carbono (CO2) e aderir a iniciativas de sustentabilidade, a desenvolvedora do maior software de governança da América Latina recebeu a certificação de Selo Ouro pelo programa brasileiro GHG Protocol

 Outro compromisso que a Atlas tem é com a diversidade e inclusão. Tanto que, em outubro, a empresa realizou o webinar “Mulheres nos Conselhos: Como Impulsionar a Diversidade no Topo”, onde especialistas renomadas falaram sobre a importância do papel da mulher no Conselho das organizações. Deborah Patricia Wright, Conselheira e Executiva, falou sobre o assunto junto com Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional da Atlas. 

Novembro 

 

 Novembro foi o Mês da Consciência Negra, que ressalta a importância das discussões e ações contra o racismo e a desigualdade social no país, além dos avanços e a celebração da cultura afro-brasileira. Diante disso, a Atlas lançou a campanha interna #EuCrioMinhaHistória, onde titãs negros e negras receberam capacitação sobre negritude e carreira com Pedro Berto, membro externo do Fórum de Diversidade e Inclusão da Atlas e integrante da Volpe Capital. Os colaboradores também participaram de dinâmicas e de uma confraternização Happy Black Hour

 Tendo em vista o crescimento do interesse das organizações pelo tema Compliance, a empresa produziu o Masterclass “Ética nos Negócios: Compliance como Diferencial Competitivo”. Nele, a especialista Livia Cuiabano, Head de Risk & Compliance na Atlas, explicou como o Compliance pode ser decisivo para o crescimento das organizações e quais são os aspectos fundamentais envolvendo a temática. 

 Outro evento online e gratuito da Atlas foi o webinar Cómo hacer reuniones del Consejo de Administración Eficientes, que contou com a participação de Carlos Poveda, Internal Audit & Corporate Compliance na organização financeira panamense CIFI, e de Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional da Atlas. Na ocasião, ambos tiveram um bate-papo sobre como se pode elevar os resultados do Conselho de Administração e tornar as reuniões do colegiado mais eficientes. 

Dezembro 

 

Por conta da relevância do tema “diversidade”, a Atlas refez o webinar sobre mulheres nos conselhos, desta vez voltando-se para os países latinos. Assim nasceu o webinar Mujeres en Consejo de Administración: El rol de Consejeras y Directoras, que contou com a participação de Elaine Patricia Soto Bastidas, Secretaria General de Oleoducto na Colômbia, e de Sara Caballero, Diretora de Expansão Internacional da Atlas. 

 Uma nova funcionalidade foi lançada no software Atlas: o Módulo de Avaliação e Pesquisa. Esta ferramenta possibilita a realização de avaliações de conselhos e comitês de forma simples, acessível e digital. 

 Neste dezembro, como nos desfechos de outros anos, a Atlas realizou o Presente ideal 2022. Trata-se de uma prática anual para honrar a todos os clientes que, junto com a Atlas, transformam a Governança Corporativa.

 

Deseja receber mais conteúdos a respeito de Governança corporativa, ESG, Compliance, Segurança da Informação e outros temas? Clique no banner abaixo e faça o seu cadastro para receber nossa newsletter gratuita!

Banner com link. Clique e assine a newsletter Atlas para obter acesso gratuito a conteúdos exclusivos em primeira mão!

Publicado por Luiz Gustavo Anjos