Hardening: o que é e como aplicar

Descubra como funciona o processo de Hardening, quais suas vantagens e como aplicá-lo em sua organização.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Hardening: o que é e como aplicar

Descubra como funciona o processo de Hardening, quais suas vantagens e como aplicá-lo em sua organização.

Hardening: o que é?

 

Hardening é o processo de fortalecer sistemas, redes, softwares, hardwares, firmwares e infraestruturas de TI contra ciberataques. A ideia principal deste procedimento é minimizar as ameaças a um alvo específico por meio da redução de vulnerabilidades e da ampliação de medidas de proteção.

Banner com link. Clique e obtenha acesso ao material gratuito.

Vale destacar que esta prática, também conhecida como “endurecimento”, é parte essencial em qualquer plano de continuidade de negócios, considerando que aumenta a resistência contra a invasão de hackers ou softwares maliciosos.

Como funciona o processo de Hardening?

 

O Hardening é considerado um tipo de contramedida para diminuir as chances de ciberataques a uma organização ou entidade. Com a adesão ao trabalho remoto, essas chances aumentaram em diversas organizações, demandando fortalecimento de sistemas, infraestruturas etc. Esse processo de “endurecimento” envolve ações como:

  • excluir contas inutilizadas;
  • desinstalar programas dispensáveis;
  • rever permissões e pontos de acesso;
  • mapear possíveis vírus e malwares presentes.

 

Com essas práticas, é possível reduzir as possibilidades de um ataque bem-sucedido comprometer a integridade e segurança dos dados utilizados e armazenados pela sua organização.

Quais são as vantagens do hardening?

 

Não se pode subestimar a importância da prevenção contra ataques cibernéticos. Ao tomar medidas proativas, as empresas podem reduzir o risco de ameaças cibernéticas.

A segurança da informação ainda é incipiente no mundo, incluindo no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela ESG em 2021, 73% das organizações consultadas ainda dependem de planilhas, o que cria brechas para erros e ameaças. Além do mais, 57% das participantes admitiram que não sabem quais ativos são críticos para o seu negócio.

O hardening é uma medida reforça a política de segurança e o plano de ação da sua empresa frente a ameaças cibernéticas. O que a sua organização tem feito para se proteger de ciberataques?

Pilares que devem ser considerados ao aplicar o hardening

 

Alguns pilares devem ser observados no processo de Hardening. Conheça-os a seguir:

hardening_como_implementar

Princípio de Mínimo Privilégio

 

Este pilar é essencial para o fortalecimento de sistemas, pois consiste em conceder apenas os privilégios de acesso essenciais aos usuários, reduzindo as chances de ataque e dificultando a invasão por hackers.

Segmentação

 

Ao proporcionar uma camada adicional de segurança, a segmentação de sistemas com tecnologia de contêineres dificulta o movimento de hackers no sistema e facilita a resposta a ameaças.

Redução

 

Reduzir softwares e aplicativos desnecessários simplifica o sistema, minimiza vulnerabilidades e melhora o desempenho e estabilidade.

Quais são as etapas de implementação do hardening?

 

Neste momento, o leitor pode estar se perguntando: como posso implementar o processo de Hardening? Para implementá-lo na sua organização, existem algumas etapas que devem ser seguidas. Veja:

Avaliação do ecossistema

 

Softwares desatualizados podem se tornar janelas abertas para cibercriminosos obterem acesso aos sistemas da sua organização. Portanto, observe se está tudo em dia e atualize o que não estiver.

Automatize instalação de patches e atualizações

 

A automatização de processos manuais reduz as chances de qualquer eventual erro humano, os quais podem ocasionar em possibilidades para cibercriminosos acessarem o sistema. Assim, fica a dica: torne a instalação de patches e atualizações automática.

Fortaleça a política de criação de senhas e proteção de contas

 

Senhas fortes e autenticação de dois fatores (A2F). Essas duas medidas devem ser adotadas na sua organização para reforçar as camadas de segurança da informação nas primeiras linhas de defesa contra ciberataques.

Use a criptografia para aprimorar os níveis de proteção

 

Dados sensíveis devem ser criptografados sempre que possível. Com isso, mesmo que algum hacker consiga acessar o sistema da sua organização, ele não poderá ler os arquivos criptografados.

Revise os processos de transferência de dados

 

É de extrema importância pensar sobre como os dados são armazenados e compartilhados no dia a dia de trabalho na sua organização. Isso porque existem ferramentas que não possuem criptografia em trânsito, o que abre uma brecha para cibercriminosos obterem acesso aos dados da sua empresa enquanto estão são enviados ou guardados.

Treine as pessoas

 

Por fim, treinar as pessoas é fundamental. Conscientizá-las a respeito das ameaças digitais, como se proteger e quais as melhores práticas de segurança reforçará a segurança da sua empresa, tornando-a parte da Cultura organizacional.

Boas práticas para aplicação de hardening

 

Com a digitalização dos processos de comunicação e trabalho, a utilização de sistemas seguros se torna uma necessidade crucial. O processo de Hardening proporciona uma proteção sólida contra invasões e acessos não autorizados. No entanto, antes de implementá-lo, é preciso ter uma cultura de segurança na empresa. Aqui estão algumas dicas para fazer isso:

  1. Conheça as ameaças: compreenda as vulnerabilidades da empresa e dos sistemas que devem ser priorizadas no processo de Hardening;
  2. Camadas de segurança: aplique o Hardening em camadas para ter uma proteção adicional;
  3. Monitoramento constante: monitore e atualize o Hardening conforme novas ameaças aparecerem.

Considere o uso de um software de Governança

 

Outra boa prática que pode ser considerada no processo de Hardening é a utilização de um software de Governança. Diariamente a Governança da sua empresa lida com informações extremamente sensíveis, cujo vazamento poderia causar sérios problemas.

Nesse sentido, os softwares de governança possibilitam a digitalização e otimização dos seus processos de comunicação e tratamento de dados sensíveis pela Alta administração, elevando o nível de segurança.

Gerir toda essa informação de maneira manual é inviável em nossos dias. É por isso que mais de 17.000 conselheiros utilizam o Atlas GOV para gerir sua Governança.

Quer conhecer o Atlas GOV? Garanta sua demonstração agora mesmo clicando em “Solicitar Demonstração” no menu superior do nosso site!

 

 

Mais artigos sobre Cibersegurança

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840