Agroenergia: Como a agricultura pode gerar energia limpa e renovável?

Descubra as diversas formas como a agricultura pode gerar energia renovável e os benefícios dessa prática para o setor e para a sociedade como um todo.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Agroenergia: Como a agricultura pode gerar energia limpa e renovável?

O planeta Terra é recheado de recursos naturais fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento da raça humana. Muitos deles, no entanto, vêm de fontes esgotáveis, como é o caso do petróleo, gás natural, carvão e outros exemplos. Diante disso, a agroenergia é uma alternativa promissora para a produção de energia limpa e renovável. Neste artigo, vamos explorar as diversas formas como a agricultura pode gerar energia renovável e os benefícios dessa prática para o setor e para a sociedade como um todo.

O que é agroenergia?

Agroenergia é a produção de energia a partir de biomassa de origem agrícola. Na prática, a energia é gerada a partir de materiais como cana-de-açúcar, milho, soja, palma, entre outros.

A produção de agroenergia é considerada uma fonte de energia renovável e limpa, que pode substituir os combustíveis fósseis e diminuir as emissões de gases de efeito estufa, bem como transformar o setor agrícola em um importante gerador de energia elétrica. Além do mais, essa prática contribui para a sustentabilidade do meio ambiente e para a economia do país.

Como a agricultura pode gerar energia limpa e renovável?

Talvez a sua organização seja do setor da agricultura e você pode estar pensando: “como a minha empresa poderia gerar energia limpa e renovável?” É isso que responderemos a seguir:

Culturas energéticas: quais culturas são utilizadas na produção de agroenergia?

Diversas culturas são utilizadas na produção de agroenergia. Alguns exemplos são:

  • Cana-de-açúcar: usada na produção de etanol e bioeletricidade;
  • Milho: usado na produção de etanol e biogás;
  • Soja: usada na produção de biodiesel;
  • Palma: usada na produção de biodiesel;
  • Sorgo: usado na produção de etanol e bioeletricidade;
  • Algodão: usado na produção de biodiesel;
  • Pinhão-manso: usado na produção de biodiesel;
  • Mamona: usada na produção de biodiesel;
  • Girassol: usado na produção de biodiesel;
  • Resíduos agrícolas e florestais: usados na produção de biogás e bioeletricidade.

Processos de produção: como é feita a transformação das culturas em energia?

A transformação das culturas em energia varia de acordo com o tipo de agroenergia. Para entender melhor este fenômeno, é necessário antes conhecer os tipos de agroenergia.

Diferentes formas de agroenergia:

Existem diferentes formatos de agroenergia que podem ser adotados na produção de energia a partir de culturas. Conheça-os a seguir:

Imagem mostra turbinas eólicas. Texto posicionado à esquerda diz: "Diferentes formas de agroenergia: bioeletricidade, biogás, biodiesel e etanol."

Bioeletricidade

Trata-se da produção de eletricidade a partir da queima de biomassas, como bagaço de cana-de-açúcar, casca de arroz, madeira, entre outros. Nesse processo, calor e vapor são gerados, acionando turbinas para produzir eletricidade.

Biogás

É o gás combustível gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, como restos de alimentos, esterco de animais e lodo de esgoto. Dessa maneira, a produção de biogás é uma forma eficiente de aproveitar resíduos orgânicos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Geralmente, o biogás é utilizado para produzir eletricidade, calor e combustível veicular. Quando queimado, ele gera energia térmica que pode ser convertida em eletricidade por meio de geradores.

Biodiesel

O biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais ou animais, como óleos vegetais, gorduras animais e óleos de fritura usados. É um combustível limpo que apresenta baixa emissão de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono, e também pode reduzir a poluição do ar em comparação aos combustíveis fósseis.

O biodiesel pode ser misturado com diesel de petróleo em diferentes proporções, dependendo do país e da legislação local. No Brasil, por exemplo, o biodiesel é misturado ao diesel em uma proporção de até 12%, de acordo com a Lei do Biodiesel (Lei nº 11.097/2005).

Etanol

Uma das mais conhecidas formas de agroenergia, o etanol é produzido por meio da fermentação de açúcares presentes em vegetais como a cana-de-açúcar, o milho e a beterraba. No caso do Brasil, o etanol é desenvolvido a partir da cana-de-açúcar. É utilizado principalmente como combustível para automóveis.

Benefícios da agroenergia

A agroenergia pode trazer diversos benefícios para o meio ambiente, como por exemplo:

Redução de emissões de gases de efeito estufa

Algumas das formas de agroenergia são produzidas a partir de recursos que, quando descartados, podem contribuir com as emissões de gases de efeito estufa. Assim, a adoção da agroenergia impacta ajuda no combate ao aquecimento global e às crises climáticas.

Contribuição para a segurança energética do país

À medida que produz energia de forma sustentável, o setor agrícola ajuda o país a alterar sua matriz energética de fóssil para renovável. Assim, se em algum momento a fonte de energia atual se tornar escassa, o país terá uma outra alternativa, evitando crises energéticas e se tornando energeticamente autônomo.

Desenvolvimento tecnológico

O desenvolvimento tecnológico no setor agrícola pode ser um dos efeitos do investimento em agroenergia, pois, para desenvolvê-la, é necessário pensar em novas soluções capazes de gerar energia de forma sustentável. Por consequência, a área avança em conhecimento e tecnologia.

Estratégia ESG relacionada à agroenergia

Vale mencionar também que a agroenergia está relacionada a questões ambientais, sociais e de governança (ESG) em diferentes aspectos:

  • Ambiental: em geral, a produção de agroenergia pode ajudar a diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Também algumas formas de agroenergia podem ser produzidas a partir de resíduos e resíduos agroindustriais, ajudando a reduzir a quantidade de resíduos que seriam descartados no meio ambiente;
  • Social: a produção de agroenergia pode gerar empregos em áreas rurais, contribuindo para a geração de renda e para a redução das desigualdades sociais. Algumas formas de agroenergia podem ser produzidas a partir de culturas agrícolas que sejam cultivadas de forma sustentável e responsável, respeitando os direitos trabalhistas e evitando a exploração de mão de obra;
  • Governança: a produção de agroenergia deve seguir normas e regulamentações para garantir a segurança dos trabalhadores, a qualidade dos produtos e a preservação ambiental. É importante ainda que as organizações envolvidas na produção de agroenergia sejam transparentes em relação às suas práticas e políticas, de forma a garantir a confiança dos investidores e da sociedade em geral.

Mais artigos sobre ESG

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840