O Que São e Como Funcionam os Exchange-Traded Funds?

Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre  ETFs (Exchange-traded funds).

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Felipe  Madruga

O que são e como funcionam os Exchange-traded funds?

Neste artigo, você encontra tudo o que precisa saber sobre  ETFs (Exchange-traded funds).

Banner com link para download. Clique aqui e baixe o material gratuitamente!

O que é um ETF?

Imagine que você deseja correr uma maratona. Se você está pouco habituado à rotina de um atleta, provavelmente não sabe por onde começar. Para definir sua estratégia de treinos, você observa a rotina de um corredor iniciante, e passa a replicar essa rotina. Você imita o tempo de treino, a dieta, o tempo de descanso e exercícios complementares, esperando obter uma performance semelhante à daquele atleta iniciante.

Um ETF (Exchange Traded Fund) é algo muito parecido com isso. Trata-se de um fundo de índice, que tem como referência um índice de mercado. Um ETF busca replicar os resultados de investimento de um determinado índice. É como um atleta, observando os passos de outro, a fim de alcançar resultados semelhantes.

Imagem de citação em fundo branco, dizendo: "ETF (que pode ser traduzido como câmbio de fundo comercial) é, o que podemos chamar de forma simples, um fundo de índice. Um ETF tem como referência um índice de mercado, e busca replicar os resultados de investimento desse índice."

Mas o que é um índice de mercado? Um índice de mercado é formado por vários indicadores a respeito dos resultados de um determinado mercado ou segmento específico na bolsa de valores. Como exemplos, podemos citar o IBOVESPA, índice das cotações do mercado acionário, o IGC, índice de Governança Corporativa, que apresenta o desempenho médio das cotações dos ativos de empresas com boas práticas de governança, e o ISE, índice de sustentabilidade empresarial, que apresenta os indicadores de empresas com medidas de sustentabilidade.

Imagem com ilustração de analogia do condomínio: condomínio corresponde ao fundo de investimento; apartamento, à cota adquirida pelo investidor; e síndico ou síndica, ao gestor ou gestora do fundo de investimentos.

Portanto, um ETF é um fundo que tem como referência um índice de mercado. Como exemplo, o ETF BOVA11 replica a compra das mesmas ações listadas no índice IBOVESPA, nas mesmas proporções. O objetivo do ETF é sempre manter a carteira o mais próxima possível do seu índice de referência. Assim, como no exemplo do BOVA11, se o IBOVESPA subiu 5% em determinado período, se espera que o ETF apresente um resultado muito perto disso. Em contrapartida, se o índice de referência recua em 5%, o mesmo acontecerá com o ETF.

Tipos de ETFs

 

Existe uma grande variedade de ETFs no cenário global. Eles podem ser nacionais ou internacionais, baseados em índices amplos ou de natureza mais segmentada ou divididos por setores. Existem também ETFs de moedas, criptomoedas e commodities, e podem ser de renda fixa ou variável.

ETFs de renda fixa

 

ETFs de renda fixa tendem a oferecer menos riscos e costumam ser mais fáceis de comprar e vender. São fundos negociados na Bolsa que procuram replicar as variações e a rentabilidade de índices de renda fixa, especificamente.

ETFs de renda variável

 

Já os ETFs de renda variável tendem a oferecer riscos maiores, no entanto, podem oferecer rendimentos que a renda fixa, por ser um tipo de investimento mais conservador, dificilmente alcançaria. ETFs de renda variável são também chamadas de ETFs de ações. São fundos negociados na Bolsa que correspondem a índices de referência reconhecidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Este é o tipo de ETF mais comum no Brasil atualmente, com cinquenta e cinco ETFs listados até o momento.

ETFs ESG

 

Estes fundos de índice possuem ativos considerados ESG na composição de suas carteiras. Empresas ESG são aquelas que adotam boas práticas ambientais (o E, de Environmental, sociais (o S, de Social) e de governança (o G, de Governance).

ETFs de criptomoedas

 

ETFs de criptomoedas acompanham indicadores de altcoins (nome amplo para designar todo tipo de criptoativos). Por ser um assunto em alta, segundo um levantamento feito pela consultoria Economática, quatro destes ETFs cripto são os líderes em rendimento dentre todos lançados em 2021 na Bolsa brasileira.

Vantagens dos ETFs

 

Diversificação

 

Uma das principais vantagens de um ETF para um investidor que não se sente preparado para escolher suas próprias ações em diferentes setores é o fato de ser, por natureza, um investimento diversificado. Isso ocorre porque o ETF, ao replicar uma carteira baseada em um índice de mercado, faz com que o investidor aplique seu capital nas diversas organizações que pertencem a essas carteiras.

A diversificação é uma das boas práticas mais básicas nos investimentos. É fundamental investir em organizações diferentes. Quando sua carteira é suficientemente diversificada, ainda que uma ou mais organizações em que você investe enfrente algum problema ou desvalorize em algum momento, você terá as demais para compensar e manter seu dinheiro aplicado. Com um ETF você diversifica passivamente, o que pode ser uma grande vantagem.

Baixo custo

 

Outra vantagem considerável para o investidor iniciante é o custo dos ETFs, que possuem um valor bastante acessível. No que diz respeito à taxa de administração, enquanto fundos de investimento tradicionais podem cobrar algo entre 2% e 4% ao ano, as taxas dos ETFs não ultrapassam 1% e existem muitas opções abaixo dos 0,5%.

Outra vantagem relacionada ao custo do investimento em ETFs se dá pelo fato de não precisar lidar com a antecipação do recolhimento do imposto de renda, que costuma tornar a operação menos lucrativa. Assim, além de possuírem um valor mais acessível, os ETFs representam uma maior rentabilidade líquida devido ao modo de sua taxação.

Rapidez

 

O ato de investir em um ETF é bastante simples. Basta buscar pelo código do ETF no Home Broker da sua corretora e comprar sua cota. Outro ponto de facilidade se dá pelo fato de o ETF replicar índices consolidados, o que simplifica a análise de desempenho, e torna a experiência de investir mais simples, dispensando uma análise profunda de mercado.

Imagem de citação com fundo branco, destacando as vantagens dos ETFs. Diversificação: ao replicar uma carteira baseada em um índice de mercado por meio de um ETF, o investidor aplica seu capital nas diversas organizações que pertencem a essas carteiras; Baixo custo: ETFs, em sua maioria, possuem taxas de administração mais baixas e estão isentos da antecipação do imposto de renda; Rapidez: tanto a compra quanto a análise dos ETFs são bastante práticas. A compra pode ser feita diretamente pelo Home Broker. Por serem negociados na Bovespa, os ETFs apresentam informações em tempo real, exatamente como uma ação ou título público. Assim, é possível avaliar a qualquer momento a cotação.

Rentabilidade dos ETFs

 

Não há uma regra clara quanto à rentabilidade de um ETF. Mesmo para o fundo de índice de renda fixa, os resultados irão variar de acordo com o índice em que está baseado.

Como já apresentamos neste artigo, o gestor de um ETF replica os dados apresentados em um índice com o objetivo de alcançar um resultado semelhante. Logo, o que se espera de um ETF é que seus resultados estejam muito próximos do índice que replica. Contudo, variações podem acontecer, distanciando o resultado do desejado. Isso pode acontecer por várias razões, como: variações abruptas de mercado, redução da liquidez dos papéis ou, até mesmo por conta da taxa de administração paga ao gestor do ETF.

Por isso, uma estratégia apropriada é vender o ETF na alta. Os ETFs são negociados nos pregões, facilitando tanto a compra quanto a venda. Para ETFs de renda variável, o prazo para receber o valor da venda é de dois dias a partir da data de negociação, enquanto para os ETFs de renda fixa, o prazo cai para apenas um dia.

Diferenças entre ETFs (fundos de índices) e fundos de investimento

 

Antes de apresentar as diferenças, vamos esclarecer o que é um fundo de investimento. Em um fundo de investimento, o investidor não acessa diretamente um produto financeiro como quando compra uma ação diretamente ou um título público. Ao invés disso, ele compra uma cota de um fundo.

Os fundos são normalmente comparados a condomínios residenciais. Imagine que cada condômino seja dono de um apartamento (cota), pagando a um síndico (gestor do fundo) para administrar o condomínio. Ou seja, em um fundo de investimento você possui uma parte (apartamento) de um todo (o condomínio) que é gerenciado por um gestor (síndico).

Em um fundo de investimento, o gestor faz a análise de mercado, define onde o capital será investido, e o investidor compra uma cota desses investimentos. Já em um ETF, o gestor não vai ao mercado para fazer uma análise de investimento, mas recorre aos índices que o mercado apresenta, buscando replicar as proporções de investimento apresentados pelo índice, buscando replicar seus resultados.

ETF x Fundos de investimento: Diferença na taxa de administração

 

As taxas de gestão podem variar grandemente, mas em geral, as taxas cobradas em ETFs são tradicionalmente mais baixas. O BOVA11 (ETF baseado no índice IBOVESPA), por exemplo, possui uma taxa de 0,54% ao ano. Produtos similares em fundos de administração cobram algo em torno de 2% ao ano.

ETF x Fundos de investimento: Diferença na aplicação mínima

 

Tanto ETFs quanto fundos de investimento estabelecem valores mínimos de entrada. Enquanto alguns fundos de investimento possuem uma porta de entrada de pelo menos R$20 mil, o BOVA11, por exemplo, está sendo negociado a menos de R$60. Contudo, é importante observar que este valor não inclui taxa de custódia e corretagem. Por isso, é importante estar atento e buscar operar com instituições financeiras que apresentem custos mais baixos, de modo que a lucratividade não seja minada pelas taxas.

ETF x Fundos de investimento: Diferença de portfólio

 

Na maioria das vezes, o número de ativos em um ETF é maior que em um fundo de investimento. Já mencionamos aqui a vantagem da diversificação ao investir em ETFs. A diversificação permite um investimento mais instável, uma vez que você divide “os ovos em cestas diferentes”. Citando como exemplo novamente o BOVA11, o ETF mais popular no mercado brasileiro, são mais de 60 ações do índice no portfólio.

ETF x Fundos de investimento: Diferença no acompanhamento diário

 

Por serem negociados na Bovespa, os ETFs apresentam informações em tempo real, exatamente como uma ação ou título público. Assim, é possível avaliar a qualquer momento a cotação, volume, gráficos de rendimentos, e outras informações úteis para a gestão do investimento. Enquanto os fundos passivos de ações apresentam seus resultados mensalmente, as gestoras de ETFs disponibilizam atualizações diariamente.

Como investir em ETF

 

O primeiro passo para investir em ETFs é possuir uma conta em uma corretora. As negociações ocorrem na bolsa, e se faz necessário a intermediação por meio de uma corretora. Como já mencionamos neste artigo, é importante verificar as taxas de administração, a fim de que a sua rentabilidade seja preservada. Além disso, é importante observar questões como a variedade de investimentos disponíveis, a qualidade da plataforma e se a corretora oferece suporte para sanar dúvidas.

Para abrir uma conta, normalmente é solicitada uma cópia de um documento oficial com foto, que pode ser entregue em mãos ou de forma eletrônica. Uma vez que a conta foi aberta, basta transferir o dinheiro por TED ou DOC e iniciar a operação.

Antes de investir em seus ETFs é importante avaliar alguns aspectos como: vou investir em renda fixa ou variável? Se optar pela variável, estou disposto a manter a aplicação por longo prazo? Me sinto preparado para as possíveis oscilações? Antes de aplicar, é importante entender o seu perfil de investimento, bem como a sua maturidade. Por isso, não tenha pressa. Certifique-se de que tirou todas as suas dúvidas antes de escolher seu primeiro ETF. Algumas corretoras costumam apresentar relatórios de recomendação de compra e venda que incluem ETFs. É uma boa oportunidade para operar com mais segurança.

ETFs listados na B3

 

Se você deseja desde já avaliar os ETFs disponíveis, confira a lista completa de 2021 na B3 divididos entre renda variável e renda fixa:

 

ETFs de renda variável

 

Artigo_O-que-são-e-como-funcionam-os-ETFs-05

ETFs de renda fixa

 

Artigo_O-que-são-e-como-funcionam-os-ETFs-06

Mais artigos sobre ESG

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840