Estatuto social da empresa: o que é e qual a importância

Descubra neste artigo o que é, como funciona, qual a importância e quando se faz necessário o estatuto social da empresa.

Data de Publicação: Feb 20, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Estatuto social é um importante documento que guia a atuação de companhias e estabelece as principais particularidades de sua governança. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é estatuto social e sua importância.

O que é estatuto social?

O Estatuto Social é um documento que estabelece e regulamenta os direitos e deveres de uma sociedade e de seus sócios. Geralmente, este tipo de documento é utilizado por organizações, entidades sem fins lucrativos e sociedades por ações para existirem legalmente, sendo reconhecidas frente às autoridades cartorárias.

Quando um bebê nasce, ele é reconhecido juridicamente como uma Pessoa Física (PF), passando a ser detentor de direitos e deveres enquanto indivíduo. A Certidão de Nascimento é o que estabelece que aquele bebê é uma pessoa física.

No caso de uma empresa, não é muito diferente. Como ela não tem corpo material, a lei a enxerga de forma abstrata, chamando-a de Pessoa Jurídica (PJ). Na forma de PJ, a empresa também tem direitos e deveres perante a lei, e recebe uma espécie de “Certidão de Nascimento”, a qual chamamos de Estatuto Social.

Questões jurídicas do estatuto social

O Art. 54 do Código Civil prevê que, sob pena de nulidade, o Estatuto Social deve conter todas as características e definições da pessoa jurídica, como denominação e os fins. Também deve apresentar informações sobre a sede da associação, fontes de recursos para sua manutenção, modo de constituição e funcionamento dos órgãos deliberativos, os requisitos para a admissão, desligamento e exclusão dos membros associados e seus direitos e deveres.

Imagem de texto ao fundo branco mostra lista do que um estatuto deve ter, conforme foi dito no parágrafo anterior.

O estatuto social serve internamente como uma lei da organização, assegurando o funcionamento das associações e tratando das questões mais relevantes no âmbito jurídico. Isso quer dizer que tudo o que for estabelecido pelo estatuto social da empresa deve ser cumprido integralmente. É importante, portanto, que ele seja elaborado conforme o contexto e cotidiano específico da empresa.

Além do mais, as leis 9.790/99 e 13.267/16, conhecidas respectivamente como a “Lei das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público” e a “Lei das Empresas Juniores”, devem ser consultadas. As duas dispõem a respeito de questões complementares ao estatuto social, tais como o destino dado ao patrimônio líquido da associação em caso de dissolução.

Estatuto social e contrato social

O Estatuto Social e o Contrato Social são documentos muito parecidos. Ambos são adotados para atribuir identidade jurídica a um empreendimento, bem como para dispor a respeito dos direitos e deveres da sociedade.

A diferença entre eles está nos tipos de sociedade que utilizam cada um. O estatuto é usado pelas sociedades por ações, cooperativas e entidade sem fins lucrativos, enquanto o contrato social, pelas demais sociedades. O registro dos dois deverão ser realizados na Junta Comercial do Estado ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, de acordo com a natureza jurídica da sociedade.

Benefícios do estatuto social

Como já foi dito, o registro correto do estatuto social ou contrato social é importante para que uma organização seja criada de forma regular, sendo reconhecida juridicamente. Em outros termos, não o fazer é o mesmo que não registrar um bebê no cartório após seu nascimento: ele não existe para a lei enquanto indivíduo.

Também foi comentado que o estatuto e o contrato social dispõem sobre direitos e deveres da sociedade, estabelecendo quem pode e quem deve fazer o quê, tal como as principais diretrizes do empreendimento que deverão ser seguidas pelos membros associados. Assim, este é um instrumento essencial para a regulação e profissionalização da gestão do negócio.

Prejuízos de um estatuto social mal executado

A omissão de informações e a falta de clareza no Estatuto Social podem causar diversos problemas para a organização no futuro, afetando sua sustentabilidade, gestão e eficiência. Por esse motivo, é importante que haja um planejamento estratégico para a elaboração deste documento.

Deve-se também estar atento ao fato de que, caso a associação exerça atividade diferente do que aquela prevista no estatuto, ela estará incorrendo em abuso de personalidade jurídica.

Mais artigos sobre Governança Corporativa

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840