05 Razões que tornam o Papel do Profissional de Governança Estratégico nas Organizações

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

05 razões que tornam o papel do profissional de governança estratégico nas organizações

O profissional de governança é aquele que está na linha de frente dos trabalhos que envolvem o Conselho de Administração e os demais colegiados de governança.

Ele possui diversas responsabilidades, desde a preparação das reuniões desses colegiados até, em alguns casos, a coordenação do processo de avaliação do Conselho de Administração, Comitês e de seus membros. Sem exagero, esse profissional pode ser comparado ao regente de uma orquestra. Uma de suas principais atribuições é fazer com que a estrutura de governança funcione da melhor forma possível, com alinhamento interno e foco nos interesses estratégicos da organização.

Ele deve ser um bom intermediador de demandas e interesses dentro e, se for preciso, fora da organização. Por isso, o seu papel é estratégico, pois é necessário que ele esteja atualizado sobre os temas que devem ser tratados com prioridade pela alta administração. Portanto, o Conselho de Administração deve tê-lo como um parceiro no objetivo de construir um modelo de governança que funcione adequadamente, principalmente para se ter processos de tomada de decisão da melhor qualidade.

A seguir, conheça cinco (05) razões que tornam o papel do profissional de governança estratégico nas organizações:

01. Por conhecer bem o sistema de governança da organização, este profissional deve conduzir os trabalhos de transformação digital da governança e atuar junto ao Conselho de Administração, para garantir o engajamento de conselheiros e demais membros de outros colegiados neste processo;

02. A gestão de demandas dos stakeholders (partes interessadas na empresa, como: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores etc.) é uma questão muito importante para as organizações. Muitas dessas demandas precisam ser levadas em consideração nas decisões estratégicas do Conselho e da Diretoria. O profissional de governança é o mais indicado para endereçar melhor essas demandas em níveis superiores, de acordo com as políticas organizacionais e os interesses estratégicos da organização;

03. A estrutura de governança tende a funcionar melhor se houver a liderança de um profissional dedicado exclusivamente a esta função. O profissional de governança deve atuar como o regente de uma orquestra, com o objetivo de garantir o alinhamento de trabalho e processos entre os colegiados em benefício de toda a organização;

04. O Conselho de Administração é o principal órgão de governança de uma organização. A sua avaliação de desempenho e a dos conselheiros devem ser realizadas periodicamente. O profissional de governança tem um papel fundamental na coordenação desse processo e, se precisar, na argumentação e demonstração dos benefícios dessa avaliação;

05. As reuniões do Conselho de Administração são muito importantes, pois nelas são tomadas as principais decisões estratégicas que definirão o futuro da organização. Por isso, a atuação do profissional de governança pode ir além de preparar e secretariar uma reunião. Se necessário, ele pode participar das reuniões com observações e até mesmo questionamentos sobre o andamento das discussões, especialmente se envolverem aspectos de dinâmica e governança.  

Estas responsabilidades mostram que o papel do profissional de governança não deve ser meramente operacional ou de um simples secretário. Sua existência na organização precisa ser entendida como fundamental para que a engrenagem dos processos decisórios e de governança funcione adequadamente e sempre em sintonia com os objetivos estratégicos da organização.

E para além do profissional de Governança, também é de suma importância eleger um portal de Governança, capaz de centralizar e proteger as informações da sua empresa. 

Dentre os portais, o Atlas Governance é o maior da América Latina, atendendo mais de 400 organizações e mais de 15.000 Conselheiros. Com ele, você pode convocar reuniões em menos de 3 minutos, aposentar seus arquivos e rastrear documentos em uma base de conhecimento digital, centralizar a comunicação da sua governança. Tudo isso com criptografia de ponta e segurança de nível bancário, garantindo a segurança da informação em sua empresa.

Quer conhecer o portal pessoalmente? Garanta sua demonstração agora mesmo clicando em “Solicitar Demonstração” no menu superior de nosso site!

Mais artigos sobre Governança Corporativa

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840