O que é responsabilidade social e qual a importância para a sua empresa?

A sua empresa impacta o mundo. A questão é: de forma positiva ou negativa? Veja aqui a importância de refletir sobre responsabilidade social.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

O que é responsabilidade social e qual a importância para a sua empresa?

Ao abreviar distâncias geográficas e temporais, a revolução tecnológica e a globalização possibilitaram a democratização da informação. Hoje, em questão de segundos, temos nas palmas de nossas mãos notícias sobre coisas que ocorrem no outro lado do globo terrestre, como se fosse não muito distante de onde moramos.

E à medida que a informação se tornou mais acessível ao público, as pessoas passaram a se tornar consumidores mais conscientes, podendo escolher entre diferentes serviços ou produtos com base na responsabilidade social das empresas. Mas…

O que é responsabilidade social?

Responsabilidade é responder. É prestar contas sobre como lidamos com o que nos foi confiado e sobre como impactamos o que está ao nosso entorno. Por isso, nesse sentido, responsabilidade social é responder pela parcela da sociedade e do meio ambiente a que temos influência.

Além disso, responsabilidade social não é uma iniciativa de “medicação”, como doar brinquedos para crianças em orfanatos, fazer campanhas para doação de roupas e alimentos, entre outras ações. Essas atitudes tentam remediar feridas e sintomas, mas não buscam curar a causa da enfermidade. Responsabilidade social é algo mais forte, mais profundo que isso: tem a ver com um compromisso que se assume para tornar o mundo mais sustentável e com oportunidades iguais para todos.

Segundo pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2020, a população mundial é de 7,7 bilhões de pessoas. Dessa quantia, cerca de 783 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema, abaixo do Limiar Internacional da Pobreza (1,90 dólares por dia). Solucionar esse problema é o primeiro dos 17 objetivos da agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Para a realização dessa tarefa, 3 agentes precisam se mobilizar: Estado, Empresa e Indivíduo. Isso nos encaminha para os…

Tipos de responsabilidade social

Todos precisam fazer a sua parte para que alcancemos amanhã um mundo mais sustentável e com oportunidades iguais para todos. Em vista disso, existem alguns tipos de responsabilidade social, associadas a cada parte da sociedade que precisa se mobilizar por esta força-tarefa. Veja-os a seguir:

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

A RSC é um conjunto de atuações que visam melhorar o ambiente e a comunidade ao entorno da empresa, representando o compromisso da instituição com a ética e com o desenvolvimento econômico.

De forma prática, a empresa busca capacitar e inspirar as pessoas, promovendo melhor qualidade de vida e novas oportunidades para o público em geral. RSC é a prática de ações afirmativas por equidade social e desenvolvimento.

Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

Este conceito é bastante parecido com o de RSC. A diferença é que neste caso, o objetivo é ampliar o campo de atuação, abrangendo a responsabilidade social para os diretamente envolvidos no negócio — os stakeholders.

A RSE elabora campanhas para desenvolver funcionários, clientes, investidores e todas as demais partes interessadas, envolvendo-os em forças-tarefas socioambientais. O que a empresa em que você atua tem feito nesse aspecto?

Responsabilidade Social Ambiental (RSA)

Este é o ponto de encontro entre o social e o ambiental, o aspecto da responsabilidade social que não se limita às pessoas, mas abrange também o ecossistema que nos envolve, impactado pelas ações humanas.

Efetivamente, é quando empresas buscam promover a sustentabilidade na sociedade, aderindo atitudes afirmativas e processos mais conscientes sobre o meio ambiente – geralmente, apontadas por certificações ambientais, como a ISO 14001. O que a organização em que você trabalha faz para contribuir com a sociedade e o meio-ambiente?

Responsabilidade Social Individual

Da mesma forma como um corpo precisa do funcionamento correto de todas as células para ser saudável, empresas e governos necessitam que todos os indivíduos que os compõem se mobilizem. Nenhuma instituição será capaz de se entregar 100% por essa missão se um sujeito ou outro não estiver interessado e não enxergar importância nisso.

Por isso, o indivíduo é fundamental para a construção de um mundo melhor. A responsabilidade social individual é representada por uma pessoa que se conscientiza, ajuda a sociedade e o meio-ambiente e influencia outros a fazerem o mesmo. Você se vê como alguém com responsabilidade social individual?

Por que a responsabilidade social é importante para a sua empresa?

O propósito de toda empresa é oferecer solução para um problema que só existe porque pessoas existem. Sem pessoas, não há lucro e nem desenvolvimento. Sem pessoas, não tem motivo para haver empresas.

Se pessoas são tão importantes, elas não devem ser valorizadas? A resposta é: “sim!” (em alto e bom som). Se elas são o motivo e a causa para instituições existirem, nada mais justo do que receberem o devido valor.

Assim, responsabilidade social, no que se refere à relação entre empresas e sociedade, é uma atitude devolutiva, uma resposta das instituições pela confiança, fidelidade e consumo das pessoas. É como dizer: “você pode utilizar nosso serviço/produto tranquilamente, pois nos importamos com o planeta e a humanidade”.

Sem ações afirmativas de responsabilidade social e ambiental, sua empresa perde credibilidade com o público. Por exemplo, de acordo com a Pesquisa Global sobre Responsabilidade Social Corporativa, realizada pela Nielsen em 2013, 50% dos entrevistados se disseram dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas com responsabilidade social. Em 2014, eles eram 55%. Um ano depois, o índice cresceu para 66%.

Importância da responsabilidade social

Já um outro estudo feito pelo Instituto de Pesquisas TNS Interscience com mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, mostrou que 51% dos entrevistados consideram importante saber sobre as ações de responsabilidade socioambiental das empresas. A pesquisa apontou ainda que esse é o terceiro critério de avaliação mais utilizado pelos consumidores. Em primeiro está a qualidade do produto/serviço (61%) e em segundo, o atendimento (58%).

Responsabilidade ambiental é critério de avaliação para clientes

Além disso, as empresas mais responsáveis com o meio ambiente são mais bem vistas pelos stakeholders. Admiração traz valorização para o espaço de trabalho, atrai olhares de investidores e concede maior rentabilidade e credibilidade no mercado. Em setembro deste ano, o Boletim ISE mostrou que, desde 2005, a carteira de empresas sustentáveis subiu 288%, frente a 247% do total da Bolsa de Valores – diferença de 41 pontos percentuais.

Quais as principais responsabilidades sociais de uma empresa?

Atualmente, as empresas precisam se importar mais do que apenas com lucros. Como você viu no último tópico, os consumidores procuram por produtos e serviços que não afetem ou impactem o mínimo possível o meio ambiente e a sociedade. Mas, de forma prática, quais são as responsabilidades sociais de uma empresa? Veja alguns exemplos:

  • Recrutamentos responsáveis e zelo pela saúde e bem-estar dos colaboradores;
  • Ações afirmativas por mais diversidade e inclusão, como posicionamento contra todas as formas de desigualdade;
  • Desenvolvimento de estratégias de responsabilidade social que englobe direitos humanos e formas para minimizar os problemas ambientais globais;
  • Campanhas de redução ou até compensação do impacto ambiental em toda a sua cadeia produtiva. Uma delas é a Política de Responsabilidade Social, adotada por muitas empresas.

O que é política de responsabilidade social?

É um documento que registra os planos de responsabilidade social da empresa, tornando transparente para o público interno e externo como ela pretende atuar sobre o atual cenário ambiental e social. Além disso, essa cartilha indica ações de responsabilidade individual para colaboradores.

Deseja obter exemplos de política de responsabilidade social? Confira nos links abaixo o que estabelecem algumas das grandes organizações do país:

Assista ao nosso bate-papo com Deborah Patricia Wright, conselheira e executiva, e Sara Caballero, COO na Atlas Governance. Clique na imagem abaixo e obtenha acesso ao material gravado e gratuito!

Mais artigos sobre ESG

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840