ChatGPT: nova tecnologia gera discussões sobre segurança e qualidade

Algumas entidades alertam sobre cuidados com a ferramenta, enquanto outras a proíbem.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

ChatGPT: nova tecnologia gera discussões sobre segurança e qualidade

Lançada no fim de 2022 pela OpenAI, a inteligência artificial chamada ChatGPT tem conquistado usuários em todo o globo, os quais a utilizam para automatizar e facilitar processos manuais no cotidiano. Por outro lado, a nova tecnologia também tem dividido opiniões e levantado questionamentos sobre segurança da informação e qualidade. Para algumas entidades, ainda é preciso tomar certas precauções ao utilizá-la.

A Amazon foi uma das primeiras organizações a aderir à tendência. Seus funcionários passaram atribuir à ferramenta diversas tarefas rotineiras, como produzir cartilhas de treinamento e atender clientes. Porém, de acordo com o jornal digital Insider, um advogado da empresa pediu a todas as equipes para que ninguém compartilhe dados internos com o ChatGPT.

O advogado fez o pedido após se deparar com casos em que a inteligência artificial copiava conteúdos internos da organização. “Isso é importante porque suas entradas podem ser usadas como dados de treinamento para uma nova iteração do ChatGPT, e não queremos que sua saída inclua ou se pareça com nossas informações confidenciais”, afirmou.

Houve também entidades que proibiram a utilização da nova solução IA. Um caso recente de rejeição ao chatbox foi o da Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris), uma das mais renomadas universidades da França. A instituição comunicou a estudantes e funcionários sobre a proibição do uso do ChatGPT e de outras tecnologias de inteligência artificial.

No comunicado, a Sciences Po afirma: “sem uma referência transparente, os estudantes estão proibidos de usar o software para produção de qualquer trabalho ou apresentação, com exceção em casos de propósitos específicos, mediante supervisão do líder do curso.”

A universidade francesa não foi a única instituição de educação a tomar tal decisão. Para evitar que alunos explorem a ferramenta de forma indevida, escolas estadunidenses restringiram o acesso ao chatbox.

O que é o Chat GPT?

 

Talvez você já tenha sido atendido por algum “robô” na internet, também chamado de “chatbox”. O Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) é um chatbox desenvolvido pela OpenAI. Ele se distingue de outros porque foi treinado com uma grande quantidade de informações da internet. A partir disso, ele é capaz de executar atividades complexas de forma autônoma, como escrever códigos, textos completos etc.

 

 

Mais artigos sobre Atlas News

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840