Cibersegurança das empresas não acompanha adesão ao trabalho remoto, mostra estudo

Mais da metade das empresas consultadas por pesquisa admitem não revisar planos de recuperação e mitigação de ataques de ransomware.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Cibersegurança das empresas não acompanha adesão ao trabalho remoto, mostra estudo

 

Com o crescimento da adesão ao home office, os ciberataques se concentram mais em trabalhadores remotos, o que demanda das empresas a reavaliação constante da sua estrutura de cibersegurança. No entanto, uma pesquisa global independente realizada pela Acserve mostrou que 62% das grandes organizações consultadas não estão revendo e atualizando os planos de recuperação e mitigação de ataques de ransomware, embora a força operacional de suas empresas se encaminhe rumo ao modelo de trabalho remoto, aumentando significativamente o uso de dispositivos móveis.

Em alguns casos, utiliza-se tecnologia em nuvem para fornecer recursos computacionais aos trabalhadores remotos. Nesse sentido, o estudo também apontou que 55% dos entrevistados acharam difícil garantir conformidade com a legislação ao utilizar computação em nuvem.

Além disso, o levantamento revelou que menos da metade (41%) dos entrevistados considera a proteção de dados de sites remotos e de borda extremamente importante para sua solução de recuperação de dados.

“Nossa pesquisa revelou lacunas significativas de vulnerabilidade na visão e na abordagem de proteção de dados de grandes organizações à medida em que padronizam uma estratégia de força de trabalho híbrida”, afirma Florian Malecki, vice-presidente executivo de marketing da Arcserve. “Os ataques de ransomware continuam a interromper significativamente as operações de negócios e esse problema não vai desaparecer tão cedo. É fundamental que as empresas revisem e atualizem continuamente seus planos de recuperação de desastres e incorporem soluções de backup e recuperação de dados e armazenamento imutável como base de seu plano de resiliência de dados.”

A Arcserve fornece soluções de proteção, replicação e recuperação de dados para empresas de médio e grande porte. A organização está presente em mais de 150 países, com 19.000 canais parceiros auxiliando a proteger ativos de dados críticos de 235.000 clientes.

Cenário dos ciberataques no Brasil

 

No terceiro trimestre de 2022, um levantamento feito pela Check Point contabilizou um aumento de 28% em ataques cibernéticos no mundo e 37% no Brasil. Conforme previsão da companhia, 2023 manterá o ritmo de expansão de ciberataques globais.

Em encontro com a imprensa no dia 7 de dezembro, o presidente de vendas da Check Point nas Américas, Geoffrey Waters, afirmou: “isso é um problema que acontece agora e apenas vai subir. No terceiro trimestre deste ano, vimos que as organizações brasileiras foram atacadas 1.484 vezes em média por semana. É muito mais alta que a global.”

 

Mais artigos sobre Atlas News

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840