Sustentabilidade: Atlas Governance obtém Selo Ouro do Protocolo GHG

Atlas Governance conquista selo ouro do programa brasileiro GHG Protocol após reduzir emissões de gases de efeito estufa.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Sustentabilidade: Atlas Governance obtém Selo Ouro do Protocolo GHG

 

O comprometimento com o meio ambiente e a sociedade concedeu para a Atlas Governance um novo reconhecimento. Após neutralizar e compensar suas emissões de carbono (CO2) e aderir a iniciativas de sustentabilidade, a desenvolvedora do maior software de governança da América Latina recebeu a certificação de Selo Ouro pelo programa brasileiro GHG Protocol.

Em 2021, a Atlas Governance emitiu 57 toneladas de CO2. Em contrapartida, a empresa compensou o dobro disso – 57 unidades de carbono no projeto Agrocortex e outras 57 no projeto Marajó. No total, 114 toneladas de carbono foram neutralizadas. Ao apoiar essas iniciativas, a Atlas ajudou a conservar 32.775m² de áreas florestais,o equivalente a quatro campos de futebol oficiais.

“Este selo significa que somos transparentes perante o impacto que temos na atmosfera e que nos responsabilizamos ambientalmente a ponto de sermos positivos para o meio ambiente”, afirma Estela Mirian Lima da Silva, ESG Team Leader na Atlas Governance. “Estamos auxiliando a restaurar a camada de ozônio.”

Criado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o Protocolo GHG oferece um método de trabalho que mensura e gerencia as emissões de gases que afetam a camada de ozônio e são responsáveis pelo aquecimento global. Isso serve para que a empresa avalie suas emissões de CO2 e possa se tornar carbono zero ou carbono positivo. De acordo com Beatriz Pelozo Mendes, ESG Associate na Atlas Governance, os parâmetros de avaliação são anualmente alterados, pois os fatores de emissão podem ser diferentes a cada ano.

“A redução dos gases de efeito estufa contribui para a obtenção de uma maior qualidade de vida ambiental”, explica Beatriz. Isso porque a concentração desses gases na atmosfera possibilita a passagem dos raios solares e, consequentemente, o aquecimento global.

Descrição da imagem: figura do planeta terra recebendo raios solares e emitindo gases para a atmosfera por meio de atividades industriais, ações poluentes etc.

A sustentabilidade ambiental tem sido uma preocupação mundial. As emissões de carbono diminuíram 7% no mundo em 2020, conforme estatísticas divulgadas no segundo semestre de 2021 pelo Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), do Observatório do Clima. Isso se deve muito à pandemia da Covid-19, que afetou os processos produtivos de várias organizações. O Brasil, contudo, é uma exceção. Diferente dos demais, o país aumentou em 9,5% o seu lançamento de CO2 para a atmosfera.

Protocolo GHG: como participar?

 

Segundo Beatriz, qualquer empresa pode participar do programa e seguir o Protocolo GHG, independentemente do tamanho. Basta se inscrever no Programa Brasileiro GHG Protocol da Fundação Getúlio Vargas, analisar suas emissões de carbono e compensá-las com investimentos em iniciativas de sustentabilidade.

 

 

Mais artigos sobre Atlas News

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840