governanca-corporativa

Roadmap: dicas práticas para fazer o seu

Publicado em 04 de Novembro de 2022

Tudo o que você precisa saber sobre Roadmap. Tudo o que você precisa saber sobre Roadmap.

Já dizia Lewis Carrol (1832-1898), escritor de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas (1865): “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Essa frase, já vista como um ditado popular, diz muito sobre o mundo corporativo. Sem planejamento, é muito difícil alcançar os objetivos desejados. Nesse contexto, o Roadmap entra em ação como uma ferramenta de grande utilidade. Entenda neste artigo para que serve, como elaborá-lo e usá-lo.

Roadmap: o que é? 

 

Roadmap é uma ferramenta visual que mostra para desenvolvedores, líderes e stakeholders de um negócio o roteiro de um projeto, passo a passo. Esse recurso possibilita que todos os envolvidos tenham ciência a respeito do andamento de algum planejamento, tal como evita o investimento de tempo e energia em atividades que não têm grande impacto no progresso do objetivo definido. 

Conrado Renee Moura Cândido, Scrum Master na Atlas Governance, explica que o Roadmap é ideal para agilizar a gestão de projetos. “Hoje nós temos várias ferramentas para acompanhar o andamento de um projeto”, afirma. “O Roadmap ajuda a alcançar os objetivos propostos.” 

Além disso, o profissional garante que, se bem seguido, o Roadmap permite ter certeza de que as metas serão alcançadas. Pode-se, com ele, definir prazos, nível e prioridade, entre outras coisas. “O Roadmap é uma das ferramentas essenciais para a gestão de projetos em uma empresa”, assegura. 

Por que preciso de um roadmap? 

 

Você teve uma boa ideia! Mas como poderia mostrá-la? Nem todo projeto é simples de apresentar de forma visual. O Roadmap é importante porque materializa a ideia do estado final de um produto que se pretende desenvolver, funcionando como um plano de ação. Quer apresentar o desenho de um produto, uma estratégia ou até elaborar um plano de desenvolvimento pessoal? O Roadmap poderá te ajudar bastante! 

Os modelos de roadmap 

 

Ficou interessado em aplicar o método? Antes é necessário entender qual tipo se encaixa melhor na sua realidade. Existem vários modelos de Roadmap que você pode adotar no seu trabalho, conforme a necessidade. Veja alguns exemplos abaixo:

Descrição da imagem: texto à esquerda diz: "tipos de roadmap que você pode usar na sua empresa". Tipo 1: roadmap de produto; tipo 2: roadmap estratégico; tipo 3: roadmap de desenvolvimento pessoal.

Roadmap de produto 

 

Neste tipo de Roadmap são elencados os feedbacks e direcionamentos obtidos a partir do contato com clientes e lideranças. Esses insumos são importantes para determinar as soluções que o novo produto poderá apresentar ao mercado

Após isso, iniciam-se os ciclos de desenvolvimento do produto de acordo com a estrutura desenhada. Vale destacar que há períodos de testes e experimentações antes do produto ser lançado. Isso também é observado no Roadmap. 

O Roadmap de produto é mais comumente usado em empresas do setor tecnológico, mas se encaixa no desenvolvimento projetos em outros segmentos. 

Roadmap estratégico  

 

Este modelo, por sua vez, é desenvolvido para nortear o que precisa ser feito a cada período para que as metas sejam alcançadas e os resultados esperados possam ser obtidos. O Roadmap estratégico detalha de maneira precisa os passos que devem ser tomados após a finalização de cada ciclo, simplificando a gestão e execução de projetos a médio e longo prazo. 

Roadmap de desenvolvimento pessoal 

 

Chamado também de Roadmap de coaching, este tipo se atenta ao contexto pessoal e profissional de uma pessoa. Ele divide o trajeto até um objetivo idealizado em pequenas jornadas, apresentando passos necessários para alcançá-lo. Geralmente, este modelo é usado para planejar a ascensão até um cargo desejado, parar organizar uma viagem ou ter sucesso em alguma outra meta pessoal. 

Como fazer um roadmap? 

 

É possível que você tenha chegado até aqui e concluído: “é disto que preciso! Mas como fazê-lo?” Para sanar esta dúvida, explicaremos agora como fazer um Roadmap de forma prática. Atente-se aos passos a seguir: 

  1. Defina os objetivos: antes de pensar no caminho, é necessário determinar o destino a que se quer chegar. Portanto, estabeleça as metas que você pretende alcançar;
  2. Descubra os problemas que devem ser solucionados: após ter definido os objetivos, provavelmente já será possível enxergar com clareza os obstáculos que sua empresa poderá encontrar no caminho. Avalie estes desafios e inclua a solução dos mesmos dentro de cada fase do Roadmap;
  3. Calcule tempo, pessoas e recursos necessários: o que será preciso para executar cada passo do Roadmap? Calcule e observe se sua empresa terá tudo o que for necessário à disposição. Atente-se, inclusive, à possibilidade de economizar energia e recursos. Com bastante planejamento, sempre é possível realizar um trabalho eficiente sem gastar tanto;
  4. Tenha tudo bem documentado: uma boa dica é ter tudo sempre muito bem documentado, possibilitando um panorama mais detalhado das metas e planos de ações;
  5. Revise o roadmap frequentemente: é importante manter o seu Roadmap atualizado. Para isso, as cerimônias, como plannings, dailys e retrospectivas, são essenciais para manter a equipe alinhada, engajada e focada nas metas. 

Como priorizar um roadmap? 

 

“Foco.” Esta é a palavra que deve estar fixada em sua mente. Manter o foco é fundamental para que suas ideias não o devorem. Isso não tem a ver somente com fitar os olhos naquilo que foi definido como meta, mas, principalmente, com saber dizer “não” para as outras milhares de ideias. Afinal, se nos deparamos com mais de um caminho à nossa frente, aumentam as chances de nos perder em relação àquilo que havia sido planejado. Portanto, mantenha o foco

De quanto em quanto tempo tenho que atualizar o roadmap? 

 

Isso depende do objetivo que você pretende cumprir e das adversidades encontradas no caminho. Por mais que algo seja planejado, às vezes, existem fatores externos que não se pode controlar e que impactam diretamente o andamento de um projeto. Nesses casos, vale revisar o Roadmap e, talvez, traçar novos caminhos para contornar os obstáculos encontrados. “É sempre bom a cada sprint, a cada período, rever se estamos no caminho certo”, comenta Conrado. 

Roadmap e Governança 

 

O Roadmap é uma ferramenta que pode impactar positivamente a Governança corporativa da sua organização. Isso porque ele torna mais ágil e eficiente a gestão de projetos e estratégias tanto na Alta Administração da empresa como também no desenvolvimento do produto ou serviço, o que, consequentemente, permite que o seu negócio corresponda com maior efetividade às expectativas dos stakeholders

Imagine, por exemplo, que os seus clientes sugerem uma nova funcionalidade para o seu produto. A velocidade e qualidade com que sua empresa apresenta as mudanças esperadas influenciarão a satisfação desse grupo de partes interessadas. O Roadmap, então, poderá ajudar a encurtar o caminho até este objetivo por meio da organização e do foco nas prioridades. 

Por fim, pode-se concluir que o Roadmap é uma ferramenta essencial para empresas e profissionais preocupados em garantir o máximo de efetividade no desenvolvimento de projetos e no cumprimento de objetivos. É um trajeto desenhado para que seu produto ou estratégia atinja a excelência, considerando feedbacks de clientes, testes de qualidade, novas tendências de mercado, adversidades etc. Preparado para começar a fazer o seu? 

Deseja receber mais conteúdos a respeito de inteligência e tendências de mercado, Governança corporativa, ESG, Segurança da Informação e outros temas? Clique na imagem abaixo e faça o seu cadastro para receber nossa newsletter gratuita!

Banner com link. Clique e assine a newsletter Atlas para obter acesso gratuito a conteúdos exclusivos em primeira mão!

 

Publicado por Luiz Gustavo Anjos