Supply Chain: benefícios que você precisa conhecer

Descubra neste artigo o que é Supply Chain e como administrar a cadeia de suprimentos da sua empresa da melhor maneira.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Supply Chain: benefícios que você precisa conhecer

Descubra neste artigo o que é Supply Chain e como administrar a cadeia de suprimentos da sua empresa da melhor maneira.

O que é Supply chain?

Supply chain, também chamada de Cadeia de Suprimentos, é o conjunto de operações e métodos que compõem a fabricação, logística e distribuição de um produto ou serviço. É o fluxo produtivo de uma mercadoria, desde a transformação da matéria-prima até a entrega ao consumidor final.

Mas cuide para não se confundir! A estratégia Supply chain se distingue do conceito de logística. Isso porque logística se concentra no armazenamento e transporte de mercadorias, enquanto Supply chain abrange a cadeia como um todo, dos detalhes de aquisição até o fornecimento do produto ou serviço. Isso inclui, aliás, empresas externas envolvidas, como fornecedores, por exemplo. Como a sua empresa lida com esses aspectos da cadeia de suprimentos?

Descrição da imagem: um texto diz: o que é supply chain? Também chamada de cadeia de suprimentos, é o conjunto de operações e métodos que compõem a fabricação, logística e distribuição de um produto ou serviço.

O que é Supply chain Management (SCM)?

Utilizado pela primeira vez em 1962 pelo professor Jay Forrester, professor de Logística no MIT, o termo Supply Chain Management (SCM) diz respeito à gestão da rede de fornecedores e dos processos que constituem a cadeia de suprimentos e que, em conjunto, desenvolvem um produto ou serviço para o consumidor final.

O SCM permite observar toda a cadeia de suprimentos, desde planejamento, aquisição, produção, armazenamento, transporte até a entrega desses produtos ou serviços, e pode ser implementado em qualquer tipo de organização. Isso é de grande importância para que o seu negócio possa desenvolver cálculos precisos e medir a capacidade logística e o potencial operacional da cadeia.

Você já sentiu que sua empresa nunca acerta na quantidade? Algumas vezes, produz muito além do que o necessário; outras vezes, não corresponde à demanda e satisfação dos clientes. Com o SCM, será possível otimizar o estoque da sua empresa, não só se livrando do excesso, mas, principalmente, garantindo quantidade e qualidade apropriadas para a comercialização, sem faltas nem sobras.

Banner com link. Clique e baixe o material gratuito.

Como funciona a Supply chain em uma empresa?

Antes de tudo, é necessário conhecer todo o ciclo de vida da mercadoria, desde a extração da matéria prima até o consumo. É um produto de pronta-entrega ou sob encomenda? Quais os prazos do fornecedor e qual a sua distância? Em quais períodos do ano o item tem mais demanda? Essas e outras informações são importantes para compreender sua cadeia de suprimentos.

Cada organização que assume uma etapa deste ciclo se torna um elo da cadeia produtiva. Fornecedores, distribuidoras, comércios etc. Tudo isso deve ser considerado em sua observação. De que maneira a sua organização considera esses elos dentro de sua estratégia?

Depois de conhecer melhor a cadeia de suprimentos da sua organização, é preciso fazer a gestão de Supply chain. A ideia, com isso, é gerenciar de maneira mais eficaz possível processos como compra de mercadorias, armazenagem, controle de pedidos de clientes, entrega e devoluções ou trocas. Como sua empresa gerencia esses processos hoje?

Podemos resumir a aplicação de Supply chain em três etapas:

– Formalização: trata-se da elaboração de uma política que aborde regras, objetivos e processos que devem ser cumpridos e documentados. Isso será base para o SCM;
– Monitoramento de Desempenho: esta etapa corresponde à análise constante das informações operacionais (sejam internas ou externas) em busca de informações para melhorar estrategicamente a operação;
– Novas medidas: após obter insumos o suficiente para construir uma estratégia operacional melhor, é hora de adotar novos processos conforme o que for constatado.

Benefícios da estretégia de Supply chain para o negócio

Neste momento, você pode estar se perguntando: afinal, quais são os benefícios do Supply chain para a empresa? É o que veremos a seguir:

Redução dos custos operacionais

A Supply chain possibilita uma organização da cadeia de ponta a ponta, garantindo, consequentemente, mais eficiência nos processos e alocação correta de investimentos. Essa otimização resulta em redução de custos operacionais para a organização.

Aumento dos lucros

Se por um lado a organização pode reduzir custos operacionais a partir da Supply chain, por outro também pode aumentar lucros. Isso porque os resultados da otimização do processo produtivo refletem na etapa de vendas.

Mais eficiência

Além disso, com a Supply chain, sua empresa se torna mais bem preparada e capaz de lidar com as adversidades do mercado, tal como pode expandir ao máximo seu potencial produtivo dentro de suas condições.

Integração de diferentes setores

Outro ganho que sua empresa pode ter a partir da cadeia de suprimentos é a integração de diferentes setores. Supply chain é uma estratégia de abordagem multidisciplinar, que convoca mais que o trabalho e dedicação de apenas uma área. Alguns dos setores mais acionados são:

– Vendas;
– Contábil;
– Compras;
– Produção;
– Tributário;
– Marketing;
– Recursos Humanos;
– Estoque e Armazenamento. 

Maior competitividade

Uma cadeia produtiva desorganizada pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado. Porém, uma cadeia produtiva organizada permite que a sua organização lide melhor com as demandas em diversos cenários.

Supply chain e Governança

É importante destacar que os elos que compõem a cadeia de suprimentos também podem ser enxergados e tratados como stakeholders internos e externos do seu negócio. Por isso, Supply chain tem tudo a ver com Governança corporativa. A gestão da cadeia de suprimentos, no fim das contas, auxilia no trabalho da Governança da sua organização.

E falando em Governança Corporativa, você já conhece o Atlas GOV? O maior portal de governança da América Latina. Ele tornará todas as atividades e processos da governança da sua organização mais simples, acessíveis e digitais. Quer saber como? Conheça-o agora mesmo! Peça uma demonstração agora mesmo clicando em “Solicitar Demonstração” no menu superior do nosso site!

Mais artigos sobre Inteligência de mercado

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840