O que é e como calcular o Valuation de uma empresa

Quanto vale a sua organização? Como estimar o valor dela? Como torná-la mais valiosa para o mercado? Descubra tudo neste artigo sobre o Valuation.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

O que é e como calcular o Valuation de uma empresa

Quanto vale a sua organização? Como estimar o valor dela? Como torná-la mais valiosa para o mercado? Descubra tudo isso e um pouco mais neste artigo sobre o Valuation.

O que é valuation?

Valuation é o termo em inglês utilizado para se referir ao processo de avaliação de uma empresa. Com esse método, é possível precificar um ativo financeiro de maneira justa. Imagine que a sua empresa tem o capital aberto na bolsa de valores. Como cada ação oferecida para os investidores é quantificada? Como saber qual o valor justo a ser pago? É aí que entra em ação o método do Valuation. Entenda a importância deste conceito:

Descrição da imagem: texto na extremidade superior à esquerda diz: "o que é valuation? valuation é o termo em inglês utilizado para se referir ao processo de avaliação de uma empresa." Na extremidade inferir à direita se vê figuras humanas interagindo com gráficos.

Por que o valuation de uma empresa é importante?

O Valuation é utilizado por investidores para compreender quais variáveis podem afetar uma determinada ação. Você já parou para pensar, por exemplo, como um cenário de estresse econômico pode impactar o valor da sua organização?

Assim, pode-se dizer que o cálculo do Valuation é importante porque permite compreender o valor real de um ativo, considerando riscos, vantagens e desvantagens. Talvez, você seja investidor. Se sim, como você analisa o risco do investimento em renda variável que está fazendo? Considere observar o Valuation como um dos parâmetros!

Além disso, entender o valor da sua própria organização possibilita refletir como ela pode se comportar melhor dentro do mercado para se tornar mais valiosa e quais atitudes podem ser tomadas de forma estratégica para o crescimento e perenidade do negócio.

Quer descobrir quanto vale a sua empresa? Vamos lá!

Como calcular o valuation de uma empresa?

Dito tudo isso, é hora de entender como o cálculo do valuation é feito de maneira prática. Para isso, existem três fórmulas que podem ser utilizadas:

  • Pela Renda (Fluxo de Caixa Descontado);
  • Pelo Mercado (Múltiplos ou Cotação);
  • Pelos Ativos (Valor de Liquidação ou Valor Contábil).

Valuation pela renda

A primeira fórmula de avaliação da empresa, que é a mais utilizada atualmente por investidores, consiste em trazer para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros. Podemos dividi-la em quatro etapas:

  • Eleger as premissas da avaliação, como: taxas de crescimento, investimentos, custos principais, entre outros elementos;
  • Mensurar o fluxo de caixa (montante recebido menos o montante gasto) para os próximos períodos;
  • Definir a taxa de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades de investimento, como a bolsa ou a poupança;
  • Trazer os resultados para o valor presente e somá-los.

Valuation pelo mercado

Aqui, diferente do primeiro método, compara-se a soma do valor das ações de uma empresa aos parâmetros objetivos (lucro, lucro operacional, EBITDA, etc.). O quociente entre o valor da organização e o parâmetro definido é chamado de “múltiplo”.

Valuation pelos ativos

Há ainda um terceiro tipo de avaliação, que é aplicado somente em casos de empresas que estão passando por dificuldades. A lógica deste processo de precificação é que nas empresas em dificuldade, seu valor calculado pelos dois primeiros métodos é inferior ao seu patrimônio contábil ou ao seu valor de liquidação. Por isso, deve-se considerar neste caso o patrimônio contábil ou o valor de liquidação.

O impacto da Governança no Valuation da sua empresa

Agora você pode estar se perguntando: “como posso aumentar o Valuation da minha organização?” A verdade é que existem diversas alternativas para valorizar a sua organização. Uma das mais impactantes é a implementação da Governança corporativa, sistema que impede o conflito de interesses entre administradores e stakeholders.

Esta opção é impactante porque torna o seu negócio mais sustentável e perene, seja de capital aberto ou fechado. De acordo com o Índice de Governança Corporativa Diferenciada (IGC), associado a Bolsa de Valores B3, organizações que se adequam a esse sistema tiveram grande rentabilidade nos últimos dez anos:

Descrição da imagem: gráfico demonstra crescimento de rentabilidade das empresas com governança nos últimos dez anos. Na imagem, formam-se grandes picos de crescimentos, principalmente a partir dos últimos 5 anos. Dados foram apurados pelo Índice de Governança Corporativa Diferenciada, da Bolsa de Valores B3.Talvez a sua organização até já pode ter uma Governança corporativa bem estruturada, mas com processos analógicos e ultrapassados que interferem na rotina dos seus agentes e, consequentemente, na eficiência do Conselho de Administração e dos comitês. Este é o seu caso?

Neste contexto, a Governança da sua empresa pode se deparar com alguns problemas. Na ausência de um meio de comunicação que centralize tudo em um ambiente seguro, sua organização lida com diversos canais. Isso oferece pouca praticidade e segurança.

Considere o uso de um portal de Governança

Para evitar tais dificuldades, portanto, a melhor coisa a se fazer é digitalizar os processos da governança na sua organização. Os chamados portais (ou softwares de Governança) são ferramentas desenvolvidas exclusivamente para atender às demandas da gestão de colegiados.

Dentre eles, o Atlas Governance é o maior portal de governança da América Latina, atendendo mais de 400 organizações e mais de 15.000 Conselheiros. Com ele, você pode convocar reuniões em menos de 3 minutos, aposentar seus arquivos e rastrear documentos em uma base de conhecimento digital, centralizar a comunicação da sua governança e muito mais. Quer conhecer o portal pessoalmente? Conheça-o agora mesmo! Peça uma demonstração agora mesmo clicando em “Solicitar Demonstração” no menu superior do nosso site!

Mais artigos sobre Governança Corporativa

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840