Auditoria Interna: O Que É, Quando E Como Aplicar Em Sua Organização

A Auditoria interna pode ser uma grande aliada para a boa gestão da sua organização. Entenda neste artigo porquê e como implementá-la.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Auditoria Interna: o que é, quando e como aplicar em sua organização

A Auditoria interna pode ser uma grande aliada para a boa gestão da sua organização. Entenda neste artigo porquê e como implementá-la.

O que é auditoria interna?

O termo Auditoria, de forma geral, tem origem no verbo “to audit” do inglês, que significa examinar, ajustar, corrigir, certificar. E tal etimologia por si só explica muito bem para que serve a auditoria em uma empresa. Trata-se de uma área que tem o papel de examinar a forma como uma empresa executa seus processos, assegurando o bom funcionamento deles. Esse monitoramento tem em vista a identificação e manutenção de qualquer possível falha.

Banner com link para download do ebook matriz de riscos. Clique aqui e baixe o material gratuitamente!

Diferenças entre auditoria interna e externa

É importante ressaltar que há uma diferença entre Auditoria interna e externa. A primeira se refere ao processo realizado por um profissional próprio da empresa auditada. Já o segundo diz respeito à fiscalização feita por um profissional de fora, que não possui vínculos com a organização auditada. As empresas de grande porte são obrigadas a utilizar auditores externos registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), conforme prevê a Lei n° 11.638.

Objetivos da auditoria interna

As organizações devem se adequar a uma série de requisitos, conforme demandam leis, códigos etc. Para que se garanta o cumprimento desses requisitos, deve-se dispor de métodos e mecanismos de monitoramento e fiscalização das operações no cotidiano da empresa. E a auditoria interna é um desses mecanismos.

Diante disso, o objetivo da Auditoria interna é fiscalizar e monitorar os processos no dia a dia do negócio, buscando constatar possíveis gaps (lacunas) e problemas que requerem soluções. Tendo encontrado falhas e chances de melhorias, a Auditoria reporta tais informações à Alta administração.

Importância da auditoria interna para as organizações

Você deseja que seu negócio seja perene? Quer garantir que ele dure muitos e muitos anos? Se sim, você também deve saber que, para que isso aconteça, é necessário que se desenvolva uma boa gestão de riscos. Como uma empresa poderia existir por muito tempo sem um gerenciamento eficiente das ameaças que lhe acometem?

Frente a isso, a Auditoria interna é de extrema importância, pois, além de prevenir ameaças à existência da organização e otimizar seus processos, é um dos passos que compõem o Programa de Compliance.

Vale observar que a Auditoria interna ajuda o Conselho de Administração a tomar decisões de maneira mais precisa. Isso porque os auditores fornecem aos conselheiros diversas informações importantes acerca das atividades auditadas, auxiliando-os no processo deliberativo.

Tipos de auditoria interna

E não existe apenas um tipo de Auditoria. Na verdade, há vários modelos. Um para cada área específica. Vejamos alguns exemplos:

Descrição da imagem: citação ao fundo branco dizendo "você sabe quais são os tipos de auditoria?" Abaixo, estão elencados os modelos de auditoria, os quais você conhecerá a seguir.

Auditoria contábil

A Auditoria contábil tem por finalidade fiscalizar os registros e procedimentos associados ao patrimônio da companhia e, com isso, combater fraudes e irregularidades financeiras ou fiscais. Como a sua empresa evita a ocorrência de atividades fraudulentas dentro de sua gestão?

Auditoria operacional

Quais são as áreas que a sua organização precisa aprimorar? Se você ainda não sabe, talvez este seja um tipo de Auditoria que pode ser aplicado em seu negócio. Ela tem como objetivo diagnosticar a situação da organização, apontando eventuais falhas operacionais encontradas, possíveis soluções e oportunidades de melhorias.

Auditoria de sistemas

Quais partes da estrutura tecnológica da sua organização estão desprotegidas e podem ocasionar grandes dores de cabeça no futuro? Não sabe? Descubra por meio de uma Auditoria de sistemas. Ela procura observar a qualidade dos recursos tecnológicos utilizados pela organização, tal como busca examinar as fragilidades da infraestrutura, vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos cibernéticos e que merecem resoluções de segurança da informação.

Auditoria de qualidade

A cadeia produtiva da sua empresa está funcionando de acordo com as expectativas? Se você não tem plena certeza, este modelo de Auditoria serve para apurar a conformidade dos processos operacionais em relação aos requisitos de qualidade predefinidos.

Auditoria ambiental

As empresas não são entes isolados. Elas impactam a sociedade e o meio ambiente ao seu entorno. Por isso, a Auditoria ambiental estuda como a organização auditada tem impactado a natureza. Este modelo, inclusive, é uma boa prática adotada por várias organizações frente à grande demanda do mercado por negócios mais social e ambientalmente responsáveis. Quais atitudes afirmativas a sua empresa tem tomado em prol do meio ambiente?

Auditoria de gestão

Como está a performance dos administradores do seu negócio? Por exercerem funções essenciais para a empresa em cargos complexos, os gestores devem ser avaliados regularmente. Por isso, a Auditoria de gestão tem como objetivo averiguar o desempenho dos gestores da organização, na intenção de apontar melhorias necessárias.

Quando fazer uma auditoria interna?

Se você leu tudo isso até aqui, pode estar pensando: “de quanto em quanto tempo os processos da minha empresa devem ser auditados?”

A verdade é que a frequência do processo de Auditoria varia de acordo com a demanda da empresa. Todavia, a recomendação é que a Auditoria interna seja realizada, no mínimo, uma vez por ano.

Quem pode fazer uma auditoria interna?

A principal condição para o funcionamento da Auditoria interna é a seleção de um auditor imparcial. Ele deve ser um profissional confiável e que foque apenas nos procedimentos da organização, sem tentar encontrar responsáveis pelos problemas constatados.

Como fazer uma auditoria interna?

Entendendo o que é e como funciona a Auditoria interna, veremos agora como colocá-la em prática dentro de uma organização:

Descrição da imagem: citação ao fundo branco questionando "quais são os passos para a execução de uma auditoria interna?" Abaixo estão elencados 5 passos, os quais você conhecerá a seguir.

1 – Definir os objetivos da auditoria interna

Quais resultados se pretende alcançar por meio da Auditoria? Qual área da empresa deverá ser auditada? Essas e outras perguntas ajudarão você a dar o primeiro passo para a execução de um processo de Auditoria: a definição de objetivos. É importante que se determine metas para que o auditor entenda o que deve ser priorizado em suas análises.

2 – Fazer um planejamento

Tendo definido os objetivos, há de se elaborar um planejamento de como se dará o processo de Auditoria. Aqui é importante discutir como garantir com que os colaboradores se sintam à vontade.

3 – Montar um cronograma

Após a elaboração do planejamento, transforme toda a informação em um cronograma, definindo as etapas deste processo.

4 – Criar um checklist

Uma boa dica para o auditor é criar um checklist com as características das áreas auditadas. Isso o ajudará a entender a realidade de cada setor e, a partir daí, entrevistar os colaboradores com maior assertividade.

5 – Elaborar o relatório e o plano de ação

Depois que você cumpriu com todas as quatro primeiras etapas, o quinto e último passo é pensar em ações corretivas a partir dos dados levantados. O que as informações coletadas mostram que deve ser melhorado ou corrigido? Organize todos os insumos da pesquisa em um relatório, analise-os e faça um plano de ação. Tudo isso deverá ser reportado à Alta administração, e o Conselho de Administração definirá as atitudes que serão tomadas.

Este artigo lhe ajudou de alguma maneira? Se sim, compartilhe com seus colegas e continue navegando em nosso blog!

Conheça o Portal Atlas: um software para gestão da sua Governança

Os portais de Governança são softwares pensados para atender as necessidades do dia a dia dos colegiados.

Deixar os processos manuais e morosos para dar lugar à digitalização da sua Governança Corporativa permitirá que mais tempo seja aplicado às questões estratégicas de sua empresa.

O Atlas Governance é o maior portal de governança da América Latina, atendendo mais de 400 organizações e mais de 15.000 Conselheiros.

Com ele, você pode convocar reuniões em menos de 3 minutos, aposentar seus arquivos e rastrear documentos em uma base de conhecimento digital, centralizar a comunicação da sua governança.

Tudo isso com criptografia de ponta e segurança de nível bancário, garantindo a segurança da informação em sua empresa.

Quer conhecer o portal? Explore nosso site e, se desejar, agende uma demonstração clicando em “Solicitar Demonstração”, no botão do menu superior.

 

Mais artigos sobre Compliance

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840