ESG: busca pelo termo cresce 1900% em dois anos, mostra Google Trends
A sigla ESG quer dizer Ambiental, Social e Governança, e orienta as empresas a serem mais sustentáveis em todos os aspectos. Embora presente há mais de uma década no Brasil, somente nos últimos anos o termo passou a ser mais conhecido. Conforme levantamento feito no Google Trends, o interesse pela sigla cresceu 1900% em dois anos.
Apesar do aumento das buscas pelo termo ESG, uma comparação revela que a maioria dos usuários no Brasil estão mais familiarizados com o termo “Sustentabilidade”. A respeito disso, Beatriz Pelozo Mendes, ESG Associate na Atlas Governance, explica que hoje as pessoas têm mais contato com Sustentabilidade porque passou a ser abordada nas escolas, no trabalho, no dia a dia da população.
“ESG não é diferente de Sustentabilidade. Uma coisa está agregada a outra. Uma coisa pertence a outra”, comenta a profissional. “A diferença é que ESG é uma estratégia focada em resultado e Sustentabilidade está mais dissipado no cotidiano das pessoas. A gente vê muito sobre Sustentabilidade na televisão, em podcasts, redes sociais e outros lugares.”
Já na visão de Maria Clara Fernandes, também ESG Associate na Atlas Governance, o aumento do interesse pelo tema se dá pelo novo perfil do consumidor. “As pessoas passaram a ser mais preocupadas com o que consomem e com os posicionamentos das empresas. Para elas, empresas que se comprometem com ações de Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Governança, merecem mais atenção. Por conta disso, o mercado enxerga essa necessidade de se atualizar, o que faz o termo ESG crescer.”
De acordo com estudo feito pela Impact! ESG, ferramenta lançada recentemente pelo Google, 47% dos brasileiros entrevistados não conhecem marcas que tratam da estratégia ESG e somente um em cada cinco deles disseram já ter ouvido falar sobre o assunto. Mesmo assim, quatro em cada cinco esperam que as empresas tenham responsabilidade social e ambiental.
Para Beatriz, ESG é um termo ainda restrito ao cenário corporativo, mas que no futuro pode deixar de ser, pois antigamente Sustentabilidade também era um assunto pouco popular. “Esta desmistificação vai acontecer, mas aos poucos. Para isso, será necessário falar sobre Responsabilidade Social, Ambiental e Governança nas escolas e em outras esferas do cotidiano das pessoas.”
Maria Clara não pensa diferente. “Com mais urgência do mercado em se adaptar, o termo tem ganhado mais visibilidade e creio que ainda seguiremos nessa crescente por um bom tempo”, afirma. “Acredito também que está bem explícito como ESG não é mais algo opcional, e sim uma necessidade hoje em dia. As pessoas sabem o que é ESG, só ainda não atrelam as práticas ao termo, mas entendo que seja apenas questão de tempo para que ele se popularize cada vez mais.”