Reunião do Conselho: 11 passos para torná-la mais produtiva

Descubra alguns passos práticos para tornar as reuniões do Conselho da sua empresa mais produtivas.

Data de Publicação: Mar 23, 2023
Escrito por: Luiz  Gustavo Anjos

Reunião do Conselho: 11 passos para torná-la mais produtiva

O dia da reunião do Conselho chegou. O foco aqui não é a preparação prévia da reunião, e sim como torná-la mais produtiva. Para isso, alguns pontos são importantes para garantir a produtividade do encontro e devem ser observados, de preferência, pelo Presidente do Conselho de Administração – ou chairman.

Quer tornas suas reuniões de Conselho e comitês mais objetivas e eficientes? Baixe agora um guia para organizar as reuniões com as regras de Robert!

Banner com link. Clique na imagem e baixe o material gratuito e exclusivo.

A seguir, portanto, veja 11 recomendações para você tornar as reuniões de Conselho da sua organização mais eficazes:

1. Respeito ao tempo de cada pauta

O presidente do conselho ou o profissional de governança deve deixar claro a importância do cumprimento da agenda da reunião, com total respeito ao tempo reservado para cada pauta. Claro que pode haver a necessidade de mais tempo para a discussão de um tema ou outro, especialmente no caso dos mais delicados e complexos, mas isso não pode se tornar recorrente nas reuniões do colegiado. Afinal, parafraseando Albert Einstein, falta de tempo é desculpa de quem perde tempo por falta de planejamento.

2. Foco nos temas da reunião de Conselho

É preciso sempre deixar bem claro que os conselheiros devem se ater aos temas da reunião e não desviar a atenção para pautas que não fazem parte do planejamento ou que não são de responsabilidade do Conselho de Administração. De preferência, a cada assunto deve ser dado o tempo que lhe é devido, nada a mais e nem menos.

3. Sem barulho de celular e atendimento de chamada

Durante a reunião, um acontecimento inconveniente que pode ocorrer (e muitas vezes ocorre) é quando o telefone começa a tocar. Peça, logo no início da reunião, para que todos desliguem os seus aparelhos ou coloquem no modo silencioso. Outro ponto que deve ser evitado é atender o telefone durante a reunião. Se for algo muito importante e que não pode esperar, pedir licença e sair da sala, ou mutar o microfone e desligar a câmera, nos casos de videoconferência, é o que se espera como melhor atitude.

4. Objetividade na comunicação e foco na estratégia

O presidente do conselho deve solicitar aos conselheiros que evitem entrar em muitos detalhes (principalmente em questões operacionais) quando for a vez de falar. Isso acontece muito quando ocorre a apresentação feita pelo CEO ou por um diretor. É preciso que haja clareza e objetividade do conselheiro em suas observações e avaliações. Importante deixar claro que ser objetivo não elimina a necessidade de solicitação de informações e materiais adicionais (para a tomada de decisão) com estudos mais aprofundados.

5. Temas mais complexos em primeiro lugar

Sugere-se que as reuniões do Conselho comecem com os temas mais complexos e deixe aqueles de menor complexidade para o final. No começo da reunião, os conselheiros tendem a estar mais atentos e estão menos cansados. Isso deve ser definido no planejamento anual das reuniões do conselho de administração.

6. O presidente do conselho deve votar por último

Se houver uma votação na reunião, recomenda-se que o presidente do conselho argumente o seu voto por último. Isso é importante para garantir que não haja influência sobre o voto dos demais conselheiros, pois, normalmente, o presidente do conselho é o responsável pelo voto de qualidade (desempate). Essa sugestão vale também para as votações eletrônicas (se for o caso).

7. Incentive opiniões diferentes nas reuniões do Conselho

Em uma reunião em que todos pensam (quase sempre) da mesma forma, a percepção das reais oportunidades e riscos pode ser prejudicada. Por isso, é importante o incentivo ao contraditório, ou seja, à colocação de pontos de vista diferentes. O conselheiro deve se sentir à vontade para divergir sobre algo que não concorda, sem qualquer tipo de constrangimento. Reunião produtiva é aquela que dá espaço à diversidade de opinião.

8. Mais tempo para o conselheiro especialista

Se em um determinado assunto (bem específico) um dos conselheiros é o melhor preparado (expert) para fazer a análise dos principais pontos de discussão, recomenda-se que ele tenha um tempo maior de participação na pauta (se ele julgar necessário). Sugere-se que ele comece a falar primeiro sem a observação do risco de influência sobre a opinião dos demais, pois, neste caso, espera-se do conselheiro especialista uma contribuição técnica, especializada e 100% focada nos interesses da organização. Se houver mais de um conselheiro especialista, a sugestão é dividir igualmente o tempo para cada um. Se o conselheiro especialista for o presidente do conselho (PCA), segue-se a mesma orientação.

9. Sem interrupções frequentes

Cada reunião é um laboratório de observação comportamental. Se o presidente do conselho perceber que determinado conselheiro interrompe com frequência a reunião e esse comportamento se repete, é fundamental uma abordagem particular para uma conversa franca sobre isso. Interrupções constantes prejudicam a reunião e podem causar constrangimentos desnecessários.

10. Sem conversas paralelas

Ainda sobre o comportamento, é importante que não tenham conversas paralelas durante uma apresentação ou quando algum conselheiro está falando. Isso atrapalha a qualidade da reunião e deve ser observado pelo presidente do conselho ou profissional de governança.

11. Uso de um portal de governança

Reuniões em que tudo é feito ou registrado digitalmente são mais produtivas. Um portal de Governança é um software desenvolvido para atender as necessidades do dia a dia dos profissionais de Governança e tornar seus processos digitais.

👉 Clique aqui e confira 06 razões pelas quais você deveria estar utilizando um portal de Governança em sua organização agora mesmo!

Mais artigos sobre Governança Corporativa

Atlas logo

R. Ministro Orozimbo Nonato, 102,
Sala 2006 - Vila da Serra, Nova Lima, MG
CEP: 34.006-053

Argentina +54 911 5378 1416
Chile +56 350 32905
Colômbia +57 300 887 3552
México +52 555 506 3548
Peru +51 970 834 924
Brasil e demais países +55 31 3658-4840